Sexta-feira 26 de Abril de 2024

SIGA foi a votos e português João Paulo Almeida foi eleito para o Conselho

SIGA-EleiçõesMembros2021-02-08-2021Franco Frattini, vice-presidente do Conselho de Estado italiano, foi reeleito como Presidente do Conselho da SIGA para um segundo mandato numa Assembleia Geral eleitoral extraordinária realizada digitalmente, devido às restrições da Covid-19, tendo os membros da SIGA aclamado o magistrado italiano e os membros do Conselho recém-eleitos.

Franco Frattini foi nomeado Presidente da SIGA pela primeira vez em 2017, acrescentando agora quatro anos à frente da maior coligação mundial na luta pela Integridade no Desporto a um currículo profissional repleto de serviços diferenciados prestados a nível nacional e internacional. Nascido em Roma (Itália), é um líder mundial muito respeitado, entre outros motivos, no combate ao crime organizado, sendo uma referência no mundo da diplomacia, governamental e integridade desportiva.

Mohammed Hanzab, fundador e presidente do Centro Internacional para a Segurança Desportiva (ICCS), e Densign White, CEO da Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF), foram reconduzidos nos cargos, enquanto Alison Giordano, vice-presidente de marketing de consumo global e patrocínios da Mastercard International foi eleita pela primeira vez, elementos que actuarão como vice-presidentes representando a Sociedade Civil, Desporto e Negócios Globais, respectivamente.

Eddie Marshbaum, Director de Integridade Desportiva da Quest  (também foi reeleito) e João Paulo Almeida, Director-Geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), concluem a lista dos conselheiros eleitos.

O Conselho para o mandato de 2021-2025 incluirá o CEO Global da SIGA, Emanuel Macedo de Medeiros, e o presidente interino do Conselho de Jovens da SIGA, Taylor Green. Finalmente, a campeã da SIGA e membro do Comité Permanente da SIGA sobre Género, Raça, Inclusão e Diversidade (GRID), Karin Korb foi cooptada.

De acordo com a constituição do SIGA e em conformidade com a regra de paridade de género do SIGA, três membros femininos adicionais serão cooptados, a breve trecho, para o Conselho.

Comentando os resultados da Assembleia Geral Eleitoral, o presidente Franco Frattini afirmou que “a crise da Covid-19 influenciou o primeiro mandato, mas a SIGA resistiu e sempre conseguiu cumprir a sua missão, denunciando a corrupção e melhorando a consciencialização para a Integridade no Desporto. Diversidade e inclusão são as palavras-chave para o mandato que ora se inicia, dado que o SIGA se baseará no papel da mulher no desporto, na oportunidade de investir nas gerações mais jovens e evitar deixar para trás quem tem deficiência”.

Saliente-se a eleição de João Paulo Almeida, actual Director Geral do Comité Olímpico de Portugal, um expert nas matérias ligadas à integridade global do desporto (manipulação de resultados, corrupção, dopagem, são temas com grande significado e que estão na ordem do dia), tendo desempenhado um papel desafiante e determinante na divulgação e implementação de várias orientação para o sistema desportivo português, pelo que Portugal vai continuar a estar na primeira linha de ataque aos subsistemas e submundo que vai sugando ao desporto aquilo que é – e deve ser – do Desporto em termos globais.

Para melhor e mais activamente passar as mensagens e acções levadas a efeito nos vários cantos do mundo, a SIGA (Sport Integrity Global Alliance) criou o Departamento de Comunicação e Media, tendo nomeado como primeiro Director o jornalista Nuno Perestrelo, que tem vindo a desempenhar funções no Jornal “A Bola”, que leva já cerca de trinta anos no desempenho de várias funções em diversos órgãos da comunicação social portugueses.

Recorde-se que a Associação dos Jornalistas do Desporto-CNID é um dos parceiros de Media da SIGA.

A SIGA é a maior coligação do mundo no campo da governança e integridade do desporto, sendo apoiada por mais de uma centena de instituições internacionais multissectoriais.

A SIGA é uma organização independente e neutra cuja missão é implementar reformas significativas e melhorar a integridade de todos os desportos por meio de um conjunto de padrões universais operados por um órgão independente e neutro.

A SIGA é a única organização que reúne desportos, governos, academia, organizações internacionais, patrocinadores, empresas, detentores de direitos, ONGs e empresas de serviços profissionais, de todas as regiões do mundo, em torno de uma causa comum de promoção de maior integridade em todo o desporto.

Para obter mais informações sobre a SIGA, incluindo a sua visão, missão e agenda de reformas, consulte o site:  www.siga-sport.com . Para entrar em contacto com a SIGA, envie um e-mail:  comms@siga-sport.com.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.