Quinta-feira 28 de Março de 2024

Rafael Reis a toda a velocidade com dupla vitória em dois dias na Volta a Portugal Santander

DR

DR

Rafael Reis (EFAPEL), impávido e sereno, alcançou a segunda vitória no segundo dia da 82ª Volta a Portugal Santander, demonstrando uma capacidade inicial de “deitar a baixo” qualquer um que se atreva a afronta-lo nesta competição, chegando a Setúbal com uma velocidade se lhe tirar o chapéu.

Bem se pode dizer que é um início de prova que o corredor da Efapel nunca ousou sonhar, mas a realidade confirmou a melhor das expectativas de Rafael Reis, nascido em Setúbal há 29 anos exactamente onde chegou esta quinta-feira a Volta a Portugal Santander.

Depois de deixar a concorrência longe no Prólogo, nesta primeira etapa atacou na descida de uma Arrábida que tão bem conhece e surpreendeu um pelotão que nunca mais o apanhou. Reis arriscou tudo na descida e foi recompensado terminando dois segundos à frente do grupo. Pequena vantagem que na classificação lhe dá agora 13 segundos à frente do companheiro de equipa Mauricio Moreira. Diego Lopez (Kern Pharma) subiu à terceira posição a 17 segundos.

No final da etapa, Rafael Reis referiu que “dei o máximo. Estava combinado que se eu passasse as duas subidas que antecediam o topo da Arrábida ia arriscar tudo. É muito especial, é mesmo muito especial. Só acreditei quando olhei para trás nos últimos 200 metros, o Rúben Pereira, director desportivo, ia a dizer para não desistir. Não desisti! Olhei para trás, vi que era suficiente e não quis acreditar. É um sentimento muito especial vencer assim”.

Se Rafael Reis está a fazer a história deste arranque de Volta, outras estórias se contaram à partida deste dia em Torres Vedras. Tantas das façanhas de Joaquim Agostinho foram evocadas na abertura de portas do Museu do Ciclismo que tem o nome do campeão. Além do executivo camarário e da organização da Volta também o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, se associou ao momento.

Da partida também se assinalou o silêncio pela memória de Pedro Silva, falecido recentemente. Pedro foi dos sprinters mais ganhadores nos anos 90 e posteriormente director desportivo, responsável pelo lançamento de tantos jovens talentos.

A etapa foi muito movimentada, quase desde as primeiras pedaladas. Alguns ciclistas cedo mostraram querer protagonismo nesta primeira etapa em linha, de 175,8 quilómetros.

Carlos Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), Garikoitz Bravo (Euskaltel-Euskadi) e Willie Smit (Burgos-BH) acabaram por formar um trio na frente que só na subida da Arrábida se desfez, com o português a ser o último a ser apanhado, depois de ter passado em primeiro nas três metas volantes: Alenquer, Arruda dos Vinhos e Palmela.

Na travessia da serra da Arrábida houve vários ataques e Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) aproveitou para ser o primeiro na contagem de segunda categoria vestindo no pódio de Setúbal a nova Camisola das Bolinhas Continente destinada ao melhor trepador.

Apesar dos ataques na subida, foi a descer que tudo se decidiu. Com a vitória, Rafael Reis, além de reforçar a  Amarela Santander, é também o dono da Camisola Verde Rubis Gás. Juri Hollmann (Movistar) enverga a Camisola Branca da Juventude Jogos Santa Casa, enquanto a Efapel lidera por equipas, com 18 segundos de vantagem sobre a Movistar, equipa World Tour presente na corrida.

 

Rafael Reis (Efapel) foi o primeiro com o tempo de 4h12m23s, à frente do espanhol Alex Molenaar (Burgos BH), que ficou a dois segundos e que comandava um numeroso pelotão, encabeçado por ele próprio e por outro espanhol, Sergio Samiter (Movistar), e os portugueses Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO) e Luís Fernandes (Radio Popular/Boavista).

Na geral por equipas, liderança para a Efapel, com 12h56m14s, estando a Movistar a 18 segundos e a W52/FC Porto a 32 segundos.

Na classificação por Pontos (Rubi Gas) Rafael Reis é também o líder (40 pontos), à frente de Alex Molenaar (32) e de Sergio Samiter (28).

Na Montanha Continente, Hugo Nunes (Radio Popular/Boavista) está na frente (10 pontos)

Geral Montanha Continente, seguindo-se Carlos Oyarzún (Louletano-Loulé Concelho), com 8 e Luís Fernandes (6).

Na Juventude Jogos Santa Casa, liderança para Juri Hollmann (Movistar), com 4h18m54s, seguido de Abner Gonzalez (também da Movistar), com 4h19m03s e de Alex Molenaar (Burgos BH), com 4h19m04s.

Esta sexta-feira, a Volta a Portugal Santander invade o Alto Alentejo e instala-se em Ponte de Sor que, pela primeira vez, surge no mapa da competição.

O pelotão inicia a etapa às 13h05 e tem pela frente 162,1 quilómetros até Castelo Branco. Esperam pelos ciclistas três metas volantes: no Crato (42,3 quilómetros), em Portalegre (64,1) e Vila Velha de Ródão (132,3). Haverá ainda outros tantos prémios de montanha de terceira categoria: Monte Paleiros (71,8), Serra de Ródão (126,1) e Retaxo (149), tudo a bem da modalidade e da competição que, como se deseja, precisa de pontos de “confronto” para dar maior espectacularidade e visibilidade.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.