Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Frederico Figueiredo estreou-se a ganhar na Volta a Portugal Santander

DR

DR

Foi um ataque cerrado à camisola amarela. Um dia antes da 82ª Volta a Portugal Santander ter o Dia de Descanso na Guarda, a W52-FC Porto e a Efapel partiram ao ataque da liderança de Alejandro Marque, ainda que sem o conseguirem.

Este domingo foi complicado para a formação da Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, que ainda assim sobreviveu, mas viu aproximar-se, e muito, Amaro Antunes e Frederico Figueiredo, que se estreou a vencer uma etapa na Volta.

Foi uma tirada de nervos entre Belmonte e Guarda (181,6 quilómetros). A equipa azul, comandada por Nuno Ribeiro, e os homens de equipamento amarelo fluorescente estavam decididos a ter representantes na frente, com a formação de Tavira, do Camisola Amarela Santander, a ter de trabalhar arduamente, desde o primeiro quilómetro, para tentar anular esta pretensão.

Só depois dos 30 quilómetros as tentativas resultaram com Ricardo Mestre, Daniel Mestre e Ricardo Vilela (W52-FC Porto), Rafael Reis e Javier Moreno (Efapel) e Roniel Campos (Louletano-Loulé Concelho) a ficarem na frente. Durante grande parte da etapa, os três homens de azul tiveram de assumir todas as despesas de trabalho na fuga, com Rafael Reis a aproveitar para ganhar as metas volantes e a aproximar-se de Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO) na luta pela Camisola Verde dos pontos Rubis Gás.

No entanto, lá atrás, houve muita acção. Ainda nem tinha sido dada a partida real e Gustavo Veloso sofreu uma queda que o deixou maltratado. Ainda assim, muito trabalhou o veterano espanhol para ajudar o amigo e companheiro de equipa, Marque. Enquanto uns tentavam formar uma fuga, o pelotão fragmentou-se. Ficaram dois grandes grupos, com o segundo a atrasar-se irremediavelmente. Mais de metade do pelotão chegou à meta com atraso superior a 30 minutos.

Com W52-FC Porto e Efapel na frente, a Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel assumiu sozinha a perseguição e nunca deu muito mais de um minuto de vantagem. A situação prolongou-se até às três subidas finais, dentro dos últimos 40 quilómetros: Videmonte (segunda categoria) e duas na Guarda (ambas de terceira), a derradeira a coincidir com a meta.

Muppie 2340mm x 3480mm_JC Decaux VP2021Amaro Antunes (W52-FC Porto) e Frederico Figueiredo (Efapel) deram o salto para a frente e acabaram por ficar sozinhos. Foi o assalto à amarela com a vitória de etapa em mente. Antunes – vencedor da Volta a Portugal Edição Especial 2020 – trabalhou sozinho. Figueiredo – terceiro no ano passado – explorou a roda do adversário, mas passou em primeiro nos prémios de montanha e no último folego, antes do risco de meta, tratou de assumir a frente e ganhar a etapa, a terceira para a Efapel nesta Volta.

No final, Figueiredo referiu que “foi uma etapa que sabíamos que ia ser muito dura. Andou sempre muito rápida. A W52-FC Porto também trabalhou para que fosse sempre num grande ritmo. Tínhamos a ideia de atacar na subida de Videmonte. Sabíamos que poderíamos fazer a diferença porque o terreno é sempre de sobe e desce até à chegada”, tendo acrescentado que “cada um tinha o seu objectivo. Eu queria encurtar tempo, ele queria vestir a camisola amarela e ficou perto disso, mas ainda há muita Volta a Portugal”.

No grupo perseguidor, apenas Marque e Veloso da equipa algarvia sobraram para trabalhar com cerca de 50 quilómetros para a meta. Marque ainda apanhou um susto quando sofreu uma avaria mecânica na bicicleta. A Movistar deu uma ajuda já na parte final. Alejandro Marque sobreviveu e continua com a Camisola Amarela Santander, mas apenas com cinco segundos a separá-lo de Amaro Antunes e 25 de Figueiredo. No início do dia as diferenças eram de 1, 26 minutos e 1,46, respectivamente.

Camisola_AmarelaSe Marque continua de amarelo, Amaro Antunes ficou com a Camisola das Bolinhas Continente, a camisola da Montanha que também pertencia ao espanhol.

Entre os mais jovens, o porto riquenho Abner González (Movistar) continua a ser o melhor classificado e a envergar a Camisola da Juventude Jogos Santa Casa. A Efapel não larga a liderança por equipas.

Apesar dos cuidados da organização e das equipas participantes, e seguindo o plano sanitário definido pela Direcção Geral da Saúde, a pandemia continua a ser uma realidade e este domingo a organização identificou mais um caso suspeito de Covid 19 no pelotão. De imediato foi posto em prática o protocolo previsto para estas situações e dois elementos da equipa espanhola Kern Pharma abandonaram a prova, o atleta em causa e o companheiro de equipa que com ele partilhava quarto.

Também entre a organização houve três casos suspeitos, tendo estes e o grupo de trabalho que integravam sido afastados do evento.

Na etapa deste domingo, Frederico Figueiredo (Efapel) venceu com o tempo de 4h28m25s, à frente de Amaro Antunes (W52/FCPorto), com o mesmo tempo, seguindo-se Mauricio Moreira (Efapel), a 59 segundos; Jóni Brandão (W52/FCPorto), a 1m03s e Abner Gonzalez (Movistar), com o mesmo tempo.

Na geral individual (Amarela-Santander), Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel), manteve a liderança, com 17h46m00s, à frente de Amaro Antunes (W52/FCPorto), a 5 segundos e de Frederico Figueiredo (Efapel), a 25 segundos, seguindo-se Jóni Brandão (W52/FCPorto), a 1m08s e Mauricio Moreira (Efapel), a 1m09s.

Na classificação por equipas, liderança para a Efapel, com 53h20m25s, à frente da W52/FCPorto, a 40 segundos; Kelly/Simoldes/UDO, a 6m25s e Tavfer-Measindot-Mortágua, a 17m45s.

Na classificação por pontos (Verde-RubisGas), Luís Gomes (Kelly/Simoldes(UDO) é o líder, com 64, seguido de Rafael Reis (Efapel), 51; Kyle Murphy (Rally Cycling) e Jóni Brandão (W52/FCPorto), ambos com 45 e Luis Guillermo (Movistar), 33.

Na geral do Prémio da Montanha (Bolinhas-Continente), Amaro Antunes (W52/FCPorto) é o líder, com 29 pontos, à frente de Alejandro Marque (AtumGeneral/Tavira/Maria Nova Hotel) e de Frederico Figueiredo (Efapel), ambos com 25. Seguem-se Mauricio Moreira (Efapel), com 22 e Hugo Nunes (Radio Popular/Boavista), com 20.

Abner Gonzalez (Movistar) é o líder do Prémio Juventude (Camisola Branca-Jogos Santa Casa), com 17h47m10s, seguido de Pedro Lopes (Kelly/Simoldes/UDO), com 17.50.11 e de Alex Molenaar (Burgos BH), com 18.16.13. A seguir estão Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO), com 18.21.09 e Mason Hollyman (Israel Cycling Academy), com 18.31.12.

No Combinado, Amaro Antunes (W52/FCPorto) é o líder, com 12 pontos, seguido de Frederico Figueiredo (Efapel), com 18; Jóni Brandão (W52/FCPorto), com 20; Mauricio Moreira (Efapel), também com 20 e Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel), com 23.

Esta segunda-feira é dia de folga e, no regresso à estrada (esta terça-feira), os corredores cumprirão a 5ª etapa, a disputar entre Águeda e Santo Tirso (Senhora da Assunção), numa distância de 160.7 km.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.