Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Missão aos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 recebeu votos de boa sorte por parte do Presidente da República

PR / Presid. Republica )

PR / Presid. Republica )

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, recebeu a Missão de Portugal aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, em cerimónia efectuada esta quinta-feira no antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches.

A cerimónia teve início com as palavras do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Vice-Presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza.

Seguiu-se a intervenção do Presidente da República, após a qual se juntou à Chefe da Missão Olímpica de Portugal a Tóquio 2020, Leila Marques Mota, e aos atletas presentes para uma fotografia.

Estiveram também presentes, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, a restante Chefia da Missão Paralímpica, Coordenadores de Modalidade, Treinadores, Atletas Guia, Equipas Técnicas e Clínicas.

Soube-se, entretanto, que a atleta de badminton Beatriz Monteiro e lançador do peso Miguel Monteiro são os porta-estandartes de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Cerimónia de despedida da Missão Paralímpica de Portugal aosBeatriz Monteiro é a atleta mais jovem da Missão com apenas 15 anos e será a estreante portuguesa em Jogos Paralímpicos na modalidade de Badminton, depois de já ter conquistado três pódios em torneios internacionais da modalidade em singulares SU5.

Miguel Monteiro, por seu lado, tem 20 anos, é campeão da Europa no lançamento do peso F40, recordista do mundo na especialidade e vai ter a sua segunda experiência paralímpica depois do Rio 2016.

A Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 tem como protagonistas 33 atletas de oito modalidades e é composta por um total de 77 elementos.

A delegação nacional está reunida em estágio na Cidade do Futebol, em Oeiras, até à partida para território japonês em voo agendado para as 16h25 deste sábado no Aeroporto de Lisboa. Após a chegada a Tóquio, a maioria dos elementos da Missão efectua desde logo a transição para Fujisawa, onde irá fazer o estágio de aclimatação até à passagem gradual para a Aldeia Paralímpica.

Processo semelhante acontecerá com os atletas da canoagem que terão o seu estágio de aclimatação na cidade de Komatsu.

Os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 realizam-se de 24 de Agosto a 5 de Setembro.

No histórico das participações portuguesas nos Jogos Paralímpicos, Portugal teve a primeira participação na edição de 1972, com a presença da selecção de Basquetebol em Cadeira de Rodas.

No total, Portugal esteve em dez Jogos Paralímpicos (incluindo Rio de Janeiro’2016), representado por 281 atletas de 13 modalidades, onde conquistou 92 medalhas (25 de ouro, 30 de prata e 37 de bronze)

CPP-JogosToquio-SantaCasa-12-08-2021Por modalidade, o Atletismo continua na liderança, com a conquista de 53 medalhas, seguido do Boccia (26), Ciclismo (2), Futebol (1), Natação (9) e Ténis de mesa (1)

No Rio de Janeiro’2016, Portugal foi representado por 37 atletas (25 homens e 12 mulheres), de sete modalidades (Atletismo, Boccia, Ciclismo, Equitação, Judo, Natação e Tiro), tendo alcançado quatro medalhas (2 de bronze no Boccia e 2 de bronze no Atletismo).

Ainda como boa notícia para o movimento paralímpico, o site oficial do Comité Paralímpico de Portugal www.paralimpicos.pt garantiu o nível de ouro do Selo de Usabilidade desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) em colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

O projecto realizado ao abrigo do protocolo entre o Comité Paralímpico de Portugal e a Fundação do Desporto e implementado pela tecnológica VILT foi agora aprovado e comprova que o sítio oficial do CPP é dotado de acessibilidade máxima para consulta por parte de todos os utilizadores, melhoria que teve o apoio dos Jogos Santa Casa.

 

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.