Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Portugal no Estádio Algarve para não perder pontos no caminho para o Mundial do Qatar

Diogo Pinto/FPF

Diogo Pinto/FPF / Arquivo

Esta quarta-feira assinala o regresso aos relvados da selecção nacional A, na segunda fase de apuramento para o Mundial de Futebol no Qatar’2022, com Portugal a defrontar (Estádio Algarve) a formação da Irlanda.

Depois de entrar na primeira fase a vencer (Azerbaijão, por 2-1, em Março passado), a equipa nacional foi empatar (2-2) na Sérvia (27 do mesmo mês), culminando com novo triunfo (30 de Março) desta vez sobre o Luxemburgo (3-1).

Na classificação, Portugal e Sérvia seguem no comando, com sete pontos (únicas equipas com três jogos realizados), com o Azerbaijão em 3º (3 pontos), seguindo-se a Irlanda e o Azerbaijão, com dois jogos mas ainda sem qualquer ponto.

Difícil em todas as alturas e circunstâncias, os irlandeses apresentam-se sem pontos mas com “pontos” fortes, em especial devido à compleição física dos seus jogadores, o que pode ser uma mais-valia, ante a equipa lusa.

Mais técnica, com uma mecanização diferente e com jogadores de elevada estatura moral e, até, habituados a andarem na alta-roda desde 1998, desde quando se encontram nas fases finais de mundiais e europeus, Portugal tem tudo para ganhar, se bem que as facilidades não deverão ser muitas.

Tudo vai depender de múltiplos factores, desde a composição da formação até à estratégia a implementar, quer global quer sectorialmente, tendo ainda em atenção as “individualidades” que se apresentam no relvado.

No último encontro realizado (Europeu de Junho passado, para esquecer), em que perdeu (1-0) frente à Bélgica, Portugal alinhou com Rui Patrício; Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; Moutinho, Palhinha e Renato Sanches; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota.

Dúvidas e certezas que serão tiradas após o início (19h45) da partida, que será transmitida pela RTP1.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.