Quinta-feira 30 de Abril de 0380

Corrida do Centenário marca os 100 anos de vida da Federação Portuguesa de Atletismo

Corrida do Centenário 2021

DR

Integrada nas comemorações do Centenário, a Federação Portuguesa de Atletismo apresentou, esta quinta-feira, a Associação Montepio Corrida do Centenário da FPA, que terá lugar na manhã de domingo na pista do Estádio Nacional, no Jamor.

Francisco Obikwuelu e Rui Silva, foram os Embaixadores presentes, para além do Administrador da Associação Mutualista Montepio, Carlos Beato, “main sponsor” da prova; Sónia Paixão, vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude; Carlos Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal; e Jorge Vieira, presidente da Federação.

O representante da Associação Montepio referiu-se ao projecto apresentado pela Federação, em que a inscrição na Corrida Solidária reverterá, na íntegra para apoiar a acção que a CRESCER-Intervenção Social continua a fazer na sua área de intervenção, tendo salientado a “disponibilidade da Associação Montepio para apoiar este tipo de causas sociais”, tendo Francisca Barreiros, representante da referida instituição, agradecido o contributo.

Francis e Rui Silva agradeceram o convite para serem os embaixadores, referiram-se ao bom momento em que a modalidade se encontra, face aos últimos resultados obtidos nos Jogos de Tóquio2020, sendo “um orgulho pertencer a este grupo de atletas que tem contribuído para o engrandecimento do atletismo em Portugal”.

O evento começa (9h30) com uma corrida (Pelicas / The Daily Mile) para os mais jovens, englobado no programa Kids Athletics.

Sónia Paixão sublinhou o simbolismo do Estádio Nacional para a realização deste evento, tendo salientado que “o IPDJ continua empenhado em beneficiar as infra-estruturas para a modalidade, porquanto a pista foi renovada e vai retornar a receber as competições que a Federação e Associação de Lisboa assim o entendam”, tendo aproveitado ainda para dar nota de que “esta sexta-feira, ainda que no Centro de Alto Rendimento de Atletismo, na pista número 2, será apresentada a Semana Europeia do Desporto, que decorrerá em Portugal de 23 a 30 deste mês de Setembro”.

Jorge Vieira, Presidente da Federação, revelou que “tenho o dorsal número 100, correspondente ao centenário, com o qual vou tomar parte na prova dos 10.000 metros” tendo salientado também e uma vez mais, “a importância da modalidade em Portugal, considerando os últimos resultados obtidos, tendo agora cinco campeões olímpicos – o que nenhuma outra tem – e somando 12 medalhas olímpicas, ou seja, metade das conquistadas pelo desporto português em Jogos Olímpicos”.

A propósito do Plano de Resiliência (financeira), Jorge Vieira aludiu que “os nossos resultados são feitos também de resiliência, daquela que nos fez continuar a trabalhar no contexto de pandemia e a preparar os nossos atletas para nos apresentarmos no nosso melhor nos Jogos Olímpicos, tendo conseguido a que foi a melhor representação olímpica nacional de sempre”.

No domingo, da parte da manhã, a pista de atletismo do Estádio Nacional está reservada para alguns milhares que se inscreveram para as provas previstas no programa.

 

© 0380 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.