Domingo 24 de Setembro de 5493

Joana Crisóstomo conquistou o bronze no europeu de judo em juniores

Joana Crisóstomo

FPJ

Joana Crisóstomo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores, no segundo dia do evento, que decorre no Luxemburgo e que conta com a presença de 351 Atletas  (141 Femininas e 210 Masculinos) em representação de 43 Países.

Joana Crisóstomo  (-70 kg) começou na segunda ronda da prova, onde eliminou a romena Denisa Marin dominando o combate ao pontuar um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Nos quartos-de-final, começou por vencer a ucraniana Nataliia Chystiakova por ‘wazari’ logo aos 10 segundos, mas cedeu aos 2 minutos por ‘ippon’. Na repescagem encontrou a alemã Sarah Mehlau e assistiu-se a um combate bastante equilibrado, apenas decidido em período de ‘ponto de ouro’ a favor da judoca lusa que conseguiu o ‘ippon’ após projectar a germânica. No seu último e derradeiro combate, encontrou a francesa Kaila Issoufi .

A Judoca portuguesa entrou bem e conseguiu pontuar um ‘wazari’. À procura de virar o resultado, a gaulesa tentou atacar, mas foi imobilizada por Joana Crisóstomo que alcançou assim o ‘ippon’ e conquistou a Medalha de Bronze.

Na categoria -63 kg, Alice Pereira estreou-se com uma vitória por ‘ippon’ contra a polaca Aleksandra Sokolowska. Na ronda seguinte enfrentou a italiana Sara Lisciani e, após cerca de 2 minutos equilibrados, não conseguiu impedir a projecção da transalpina que lhe valeu o ‘ippon’, terminado a prestação da jovem lusa.

A segunda portuguesa dos -63 kg, Adriana Torres, também nos -63 kg, também começou por eliminanar a israelita Maya Kogan por ‘ippon’, após 1 minuto e 15 segundos de combate. No confronto seguinte, frente a Laura Vasquez Fernández, a espanhola conseguiu pontuar um ‘wazari’ e apesar do esforço da jovem portuguesa, revelou-se suficiente para vencer o combate.

Taís Pina (-70 kg), António Tetino (-73 kg), Diogo Rangel (-73 kg) e João Dias (-81 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, apesar de alguns combates marcados pelo equilíbrio.

No primeiro dia da prova, Raquel Brito  (-48 kg) foi a atleta portuguesa que alcançou a melhor classificação, terminando a uma vitória do pódio, num honroso 5º lugar.

A Selecção Portuguesa de Juniores é composta por 16 Atletas (8 Femininas e 8 Masculinos): Raquel Brito (-48 kg), Maria Rosário (-57 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Alice Pereira (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Taís Pina (-70 kg) e Beatriz Moreira (-78 kg), Bernardo Tralhão (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), André Diogo (-66 kg), Miguel Gago (-66 kg), António Tetino (-73 kg), Diogo Rangel (-73 kg), João Dias (-81 kg) e Rodrigo Boavida (-90 kg), que são acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

O evento termina este sábado com as categorias mais pesadas (-78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas) a entrarem nos tatamis. Beatriz Moreira (-78 kg) e Rodrigo Boavida (-90 kg) são os dois Judocas que encerram a participação portuguesa.

© 5493 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.