Sábado 19 de Abril de 8600

Semana Europeia do Desporto com actividades para todos e por todo o país

10set_beactive_apres_4515

JCMyro / JDM

De 23 a 30 de Setembro corrente, Portugal vai conhecer, de lés-a-lés, a sétima edição da Semana Europeia do Desporto que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) promove com o patrocínio da União Europeia.

Para que as actividades programadas possam ser concretizadas, as instituições distritais, regionais e locais vão activar um leque de eventos, para que a actividade física e desportiva possa ser praticada por um maior número de cidadãos, de todas as idades, sendo o Vale do Jamor a base nuclear para a grande maioria das acções, em especial a nível do distrito de Lisboa, inserindo-se ainda no programa da Lisboa Capital Europeia do Desporto.

A nível europeu, as actividades decorrerão em 46 países, com a máxima de angariar mais e mais praticantes para este tipo de actividades, de primordial importância para uma vida mais saudável e, acima de tudo, com melhor coração, porquanto se torna necessário operacionalizar este tipo de actividades com maior frequência.

O objectivo fulcral a atingir é que se criem hábitos da prática da actividade física, para um bem-estar que cria no corpo de cada cidadão – infelizmente cada vez mais sedentários – para que lutemos para conseguir “fugir” dos hospitais através, precisamente, para se melhorar a condição física de cada um.

Já foi tema de campanha há vários anos – e por diversas vezes – mas convém sempre lembrar que dois euros investidos em actividade física corresponde a uma poupança de quatro euros em termos de despesas hospitalares, pelo que a prática efectiva, mesmo que passe apenas por uma caminhada de meia hora por dia (muito melhor ainda se se formar um pequeno grupo de vizinhos). É isso que devemos fazer. Dar uma volta pelo quarteirão onde vivemos é suficiente para se atingirem os objectivos.

10set_beactive_apres_4415

JCMyro / JDM

Na oportunidade, Sónia Paixão, vice-presidente do IPDJ, fez a apresentação do programa – que vai ser desenvolvido em cooperação com as Câmaras Municipais do Continente e das Regiões Autónomas, parceiros de primordial importância, com o apoio técnico dos serviços regionais do próprio Instituto – que começa no dia 24.

Data que marca o Dia Europeu do Desporto na Escola, este ano na Eslovénia, que preside à UE, cujo programa poderá ser seguido por via webinar nas redes sociais.

O dia 25 será dedicado ao Professor de Educação Física, o #BeActive em Família, onde se inserem várias actividades para a família e desporto para todos, com a realização da corrida/caminhada #BeActive Night a realizar em Lisboa (Jamor) e no Porto (Parque da Cidade).

O Dia dos Desportos Náuticos acontecerá a 26; o do Desporto Inclusivo, em parceria com a Fernacerci no dia 27, enquanto a 28 será o Dia do Desporto Sénior.

O Dia do Desporto no Trabalho acontecerá a 29 e, a fechar (dia 30), realizar-se-á o II Fórum Nacional do Desporto para Todos, em Lisboa.

Para o efeito, mais de uma dezena de figuras públicas vão ser os promotores dos vários eventos, como são os casos do primeiro campeão olímpico do desporto português, Carlos Lopes; a piloto do Dakar Elisabete Jacinto; o tenista Gastão Elias; o futsalista e de futebol de praia Madjer; a campeã mundial do salto em comprimento, Naide Gomes; Jorge Pina (atletismo) e Simone Fragoso (natação), do lado dos atletas paralímpicos; Nuno Delgado (Embaixador da Lisboa Capital Europeia do Desporto e medalhado olímpico); o ex-desportista e actual cantor João Pedro Pais, juntamente com os irmãos que formam os Anjos, entre outros.

A Semana Europeia do Desporto pretende transmitir, através do desporto, um conjunto de valores fundamentais para a estruturação da nossa vida comunitária e para o desenvolvimento integral e sustentável dos cidadãos, contribuindo para reforçar a inclusão, a tolerância, a cidadania e a paz.

Vítor Pataco, presidente do IPDJ, teve oportunidade de salientar que “vamos realizar centenas de iniciativas em todo o país, no cumprimento, mais uma vez, o propósito de mostrar a importância da actividade física e da prática desportiva, desejando que as pessoas se divirtam, façam exercício e que se juntem em família”.

10set_beactive_apres_4450

JCMyro / JDM

Para João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, “é missão do governo aumentar os níveis da prática da actividade física em todo o ciclo de vida, generalizando o conceito de estilo de vida fisicamente como um sinal vital de saúde e bem-estar para todos, independentemente de condições económicas, demográficas ou sociais, reforçando a importância da actividade física e os valores do desporto, em toda a diversidade de idades, interesses e perfis dos cidadãos”.

João Paulo Rebelo referiu ainda que “faço votos para que a Semana Europeia do Desporto se constitua como um estímulo à prática da actividade física e, naturalmente, um estímulo à adopção de estilos de vida saudáveis da população portuguesa, não s+o durante essa semana, em particular, mas também durante todo o ano”.

Acrescento: durante muitos anos!

A partir de agora é estar atento ao que os serviços regionais do IPDJ e as próprias Câmaras Municipais vão dar a conhecer no dia-a-dia.

© 8601 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.