Sexta-feira 29 de Março de 2024

Congresso Técnico-Científico da Associação de Treinadores de Natação em Lisboa com cunho internacional

Natação-CongressoTécnicoLisboa-13-09-2021Inserido na Capital Europeia do Desporto 2021 (ACES Europe e ACES Portugal), a cidade de Lisboa será a anfitriã da 44º edição do Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Treinadores de Natação, marcado para de 1 a 3 de Outubro de 2021.

Esta edição, que decorrerá no auditório do Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), será particularmente especial por dois principais motivos. Primeiro, porque se ansia pelo retorno à formação presencial, o que permitirá beneficiar de um ambiente incomparável de proximidade, partilha e interacção com a comunidade técnica.

Considerando que as actuais medidas de contingência poderão limitar a lotação do auditório, a participação online será uma alternativa possível.

No mesmo período, terá lugar a I Conferência Europeia de Treinadores de Natação [I European Swimming Coaches Conference (ESCC)], em parceria com a World Swimming Coaches Association (WSCA), a Federação Portuguesa de Natação (FPN), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e vários outros parceiros nacionais e internacionais que apoiam esta iniciativa inédita.

O programa será dividido em duas partes. Nos dois primeiros dias ocorrerá a ESCC, com várias conferências, entrevistas e mesas redondas (em língua inglesa) – no dia 1 de Outubro, o foco será sobre a predição, a planificação e a implementação de programas de treino eficazes; no dia 2 de Outubro, abordar-se-á a monitorização do treino e a eficácia da intervenção do treinador.

O último dia de congresso, já em língua portuguesa, será direccionado para o ensino da natação e para a gestão e direcção técnica de clubes e escolas de natação.

O alargado painel de oradores será composto por treinadores, nadadores, investigadores e especialistas de dimensão internacional, que irão proporcionar uma experiência formativa extraordinária.

Mantem-se a possibilidade de submissão de comunicações orais livres, que serão disponibilizadas em formato vídeo a todos os participantes, e depois publicadas na forma de resumo na revista Motricidade, que tem sido um parceiro fundamental da APTN na comunicação e disseminação do conhecimento científico.

Valorizar a prática baseada na evidência é uma qualidade que caracteriza a APTN desde 1977. Mas outras valias contribuirão igualmente para o sucesso da marca “Congresso da APTN” ao longo dos anos, designadamente a oportunidade de convívio com os pares e o reconhecimento público do mérito.

Este ano, pela primeira vez, vai reconhecer-se a competência pedagógica do professor de natação no seu efeito na aprendizagem dos alunos, na sua segurança aquática, na sua qualidade de vida e na sua formação desportiva de base.

Para informações mais completas contactar para geral@aptn.pt .

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.