Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Seminário Manuel Sérgio promovido pela Universidade Católica de Portugal

CátedraManuelSérgio-Católica-22-09-2021Entre 7 de Outubro e 4 de Novembro, a Universidade Católica Portuguesa vai promover a realização do II Seminário Manuel Sérgio, no âmbito da Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência, dando sequência a este projecto iniciado anos atrás.

O evento tem como objectivos compreender o papel do desporto na construção da cultura contemporânea; identificar correlações entre desporto e cidadania responsável; reconhecer problemas éticos no quotidiano desportivo; capacitar para a apropriação pedagógica dos problemas de ética desportiva e qualificar para o desenvolvimento das dimensões éticas e espirituais do desporto, a partir do legado de Manuel Sérgio.

Como referiu Manuel Sérgio no livro “Alguns olhares sobre o corpo”, “o desporto é tanto mais um facto histórico quanto mais o corpo imprimir nele o cunho da sua mesma originalidade e complexidade humanas. Não se diz que o biológico não seja o princípio. Diz-se tão-só que o ser humano é política, é cultura, é arte também. E reside aí a sua principal dignidade.”

Desde 2015, a Faculdade de Teologia, no âmbito dos seus centros de estudos e unidades integradas, desenvolve actividades de formação e investigação, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude no âmbito da linha temática «Desporto, Ética e Transcendência».

Para dar uma maior consistência a esta colaboração, foi instituída, em 2019, a Cátedra “Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência”, reconhecendo o papel que a obra de Manuel Sérgio teve na construção de uma nova filosofia do desporto, na qual se pensa a motricidade humana como movimento intencional de transcendência.

A actividade da Cátedra Manuel Sérgio, em 2021, centrou-se no torno do projecto “Breve tratado das virtudes desportivas”. Na perspectiva de André Comte-Sponville, a virtude é a nossa maneira de ser e de agir bem. Assim, as virtudes podem ser vistas como valores morais em ato – singulares como cada um de nós, plurais como as limitações que visam superar.

É no quadro desta singularidade e desta pluralidade que este projecto visa pensar as virtudes desportivas, reconhecendo que, enquanto qualidades definidoras do humano, não são atributo exclusivo do desporto.

Na esteira da perspectiva humanista de Manuel Sérgio, toma-se como ponto de partida a observação de que as culturas desportivas são um laboratório privilegiado para a compreensão das qualidades que nos definem como propriamente humanos. Na medida em que a prática desportiva parte da experiência do humano inacabado, na busca de superação, realizando-se no desejo de “dar o melhor de si”, descobre-se aí um laboratório privilegiado para uma arte e uma ciência da virtude.

O projecto reuniu um conjunto diversificado de protagonistas que, a partir de âmbitos diversos de actividade, aceitaram pensar este problema. O resultado deste projecto dá origem a mais um volume da colecção “Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência” e é divulgado na segunda edição do Seminário Manuel Sérgio.

Este seminário modular é constituído por um conjunto de cinco “workshops” (7, 14, 21 e 28 de Setembro e 4 de Outubro, integrando, no final, o evento de lançamento do novo volume da colecção “Cátedra Manuel Sérgio”.

Em cooperação com o IPDJ, este Seminário confere certificação para Técnicos de Exercício Físico e Treinadores (componente geral), bem como Unidades de Crédito: o conjunto dos workshops – 1,5 UC (por workshop – 0,3 UC).

As inscrições devem ser feitas no Instituto de Estudos de Religião – na sede da Universidade Católica Portuguesa – Palma de Cima, 1649-023 Lisboa, Portugal ou pelo E-mail: ier@ucp.pt

Tel.: (+351) 217 214 155 ou no site: www.ier.ucp.pt

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.