Quarta-feira 24 de Abril de 2024

A solução tecnológica no universo desportivo

FundaçãoDesporto-TansiçaoDigital-25-09-2021Decorreu no Auditório TecMaia, o Workshop “A Transicção Digital no Universo Desportivo”, promovido pela Fundação do Desporto, Federação Portuguesa de Natação, Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Portuguesa de Vela, Federação de Triatlo de Portugal e Federação Portuguesa de Motonáutica.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e do Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, a quem coube dar as boas-vindas aos oradores e aos participantes, de acordo com a nota informativa veiculada pela entidade organizadora.

O projeto SAMA no. 044029 – FdD + Juntos pela Eficiência foi apresentado publicamente por vídeo que pode ser consultado através do site da Fundação, onde se documenta todo o percurso realizado, as principais dificuldades sentidas e as mudanças e implicações que a solução tecnológica e-Desporto irá trazer a todos os organismos envolvidos.

Os oradores convidados trouxeram para o debate temáticas pertinentes relativas aos desafios e implicações da transição digital no desporto. O evento teve um equilíbrio positivo de momentos interactivos com recursos audiovisuais e momentos de exposição.

O Prof Doutor António Silva, Presidente da Federação de Natação e Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, abriu a mesa com o tema “Os desafios e implicações da transição digital no desporto” realçando a importância do papel das Federações na readequação dos procedimentos organizacionais por forma a dar resposta à missão institucional. No âmbito da transformação digital, enquadrou o projecto no âmbito das políticas de vanguarda para o desporto, identificando algumas acções concretas que a própria Federação Portuguesa de Natação tem vindo a desenvolver.

Por seu lado, a Dra. Ana Marques, Coordenadora Nacional para a Digitalização do Estado, da Estrutura de Missão Portugal Digital, abordou o tema da “Transição Digital: implicações para entidades públicas e privadas.” Foram explanados, nos seus pilares e princípios orientadores, o plano de acção e a estratégia do Governo para a Transição Digital de 2030. Destacou-se o posicionamento de Portugal, perante os outros estados-membros, na evolução da digitalização dos serviços públicos, demonstrando, contudo, ainda um percurso ambicioso pela frente (como por exemplo: smart cities).

O Prof Catedrático Luís Amaral, do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, introduziu o tema “Transição digital e a nova centralidade da informação nas organizações e na sociedade” elucidando os participantes sobre os conceitos de singularidade tecnológica, transformação digital e sobre a necessidade de transformar as organizações imigrantes digitais em nativas digitais.

O Engº Paulo Vale, da Direção de Estratégias e Governo Digital da Agência para Modernização Administrativa, I.P. contribuiu com o tema “Interoperabilidade”, tendo começado por destacar a importância da usabilidade e acessibilidade dos sítios web, que apesar dos vários esforços nos organismos públicos, ainda não está implementada a 100%. Clarificou, ainda, de que forma a Administração Pública com a ferramenta potenciadora de interoperabilidade (iAP) articula os diferentes serviços (plataforma de integração, pagamentos e gateway de sms) exemplificando com exemplos que já fazem parte do dia-a-dia de cada cidadão.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.