Sexta-feira 19 de Abril de 3946

José Ramalho sagrou-se campeão mundial de canoagem pela primeira vez

Canoagem-JoseRamalhoCampeãoMundo-30-09-2021

FPC

José Ramalho é o novo campeão mundial de canoagem em K1 Short Race, depois de vários anos de tentativas, conquistando a medalha de ouro na competição que se efectuou esta quinta-feira em Pitesti, na Roménia.

José Ramalho (39 anos), liderou a maior parte da prova de 3,4 quilómetros, antes de Mads Pedersen passar pela liderança no início da última volta, tendo o canoísta luso acabado por superar a oposição do jovem dinamarquês e terminando com o tempo de 14.19,85 minutos, com o dinamarquês a registar 14.23,13 minutos e a conquistar a medalha de prata. O 3º lugar foi alcançado pelo espanhol Ivan Alonso, com 14.28,59.

De referir que, na segunda eliminatória de apuramento para a luta pelas medalhas, o canoísta luso começou por ser 4º classificado, com 14.58,04, fase da competição que garantia a passagem à final dos seis primeiros classificados de cada uma das duas séries e os oito melhores tempos seguintes.

Após a conquista da medalha de ouro, o campeão José Ramalho estava visivelmente satisfeito, tendo referido ao site da Federação Portuguesa de Canoagem que “estive muito focado nos últimos meses, desde o Europeu, e sabia que poderia conseguir. Durante todo o ano, pensei que poderia fazer isto e hoje é um dia de festa”.

Os anos passavam e o canoísta português via o título mundial ficar quase sempre bem perto. Ainda assim, não desistiu de alcançar o sonho, tendo acrescentado que “ano após ano, a oportunidade de ser campeão mundial passava, mas sempre disse que, mais um ano, vamos tentar de novo. Foram 12 anos a tentar e, no final, consegui e estou realmente muito feliz”.

No primeiro dia do Campeonato do Mundo de Maratona, Portugal também esteve representado pelo júnior Tomás Sousa, que terminou a prova de C1 Juniores no 6.º lugar, com o tempo de 01.38.37,45 horas.

José Ramalho terá anda oportunidade de poder repetir a façanha na prova longa, que terá lugar no sábado.

O húngaro Peter Soltesz sagrou-se campeão do Mundo (01.35.20,97 horas), com o italiano Edoardo Pontecorvo a ganhar a medalha de prata (01.36.37,56 horas). O espanhol Daniel Grijalba foi 3º (01.37.12.38 horas).

Nesta sexta-feira, Sérgio Maciel estará na competição de sub23, na categoria de C1, enquanto Adriano Conceição participará no K1, também em sub23.

© 3946 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.