Terça-feira 16 de Abril de 2024

Daniela Campos em 9º lugar na corrida por pontos no europeu de ciclismo em pista

Ciclismo-EuropeuPista-Daniela-08-10-2021

FPC

Daniela Campos surpreendeu na corrida por pontos, nesta que é a sua primeira participação num Campeonato da Europa de elite – a decorrer na cidade suíça de Grenchen – ao conquistar um excelente 9º lugar.

A ciclista portuguesa esteve sempre bem colocada desde o início da prova, atenta a todas as movimentações que iam acontecendo, tendo arrancado do grupo a 31 voltas do fim para vencer o sétimo sprint, o que lhe permitiu somar cinco pontos. Daniela Campos não se deixou ficar por aí, somando mais três pontos em dois sprints distintos para chegar à nona posição.

Por seu lado, João Matias arrancou com um 11.º lugar na corrida de scratch e um 12.º lugar na corrida tempo, que o colocaram na 14.ª posição na geral.

Na corrida de eliminação, o corredor português manteve-se na parte da frente do pelotão durante as primeiras voltas, assegurando assim a sua permanência em prova. A partir da sétima eliminação, João Matias começou a descair no grupo e, após algumas situações de perigo, que conseguiu evitar, acabaria por ser eliminado, terminando no 11.º lugar.

A corrida por pontos acabaria por ser bastante movimentada, o que dificultou o trabalho do português, que viria a cair alguns lugares, logo na fase inicial da corrida, depois de um grupo de oito corredores ter conseguido fazer a dobragem. No entanto, Matias não baixou os braços e, depois de muito esforço, conseguiu também ele dar uma volta e recuperar algumas posições.

O corredor português acabaria por voltar a andar para trás na classificação, dado o elevado ritmo da corrida e os vários corredores que tentavam recuperar posições. Porém, uma vez mais, João Matias não desistiu e, a apenas seis voltas do final, ganhou vantagem em relação ao pelotão, conseguindo assim ganhar os pontos suficientes no último sprint para subir à 10.ª posição, com 89 pontos.

Sobre o desempenho dos dois ciclistas portugueses, o seleccionador nacional, Gabriel Mendes, revelou ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo que “com a Daniela abordámos a corrida com a consciência de que esta era a primeira competição na categoria elite. Conseguiu estar sempre dentro da corrida e somou pontos com surpresa e inteligência. Deu indicações muito boas e estou muito satisfeito com o trabalho dela. Já o programa de omnium foi muito exigente, mas o João esteve muito bem. Tivemos uma prova menos boa, a corrida tempo, mas as restantes estiveram dentro daquilo que era expectável. Fez um excelente concurso e conseguiu cumprir um dos objectivos, que era terminar dentro do top 10.”

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.