Sexta-feira 29 de Março de 2024

Rui Oliveira 10º na prova de Scratch do mundial de Ciclismo em pista

Ciclismo-MundialPista-21-10-2021

FP Ciclismo

Rui Oliveira obteve, esta quinta-feira, o décimo lugar na corrida de Scratch do Campeonato do Mundo de Pista, disputada em Roubaix, França.

A prova de 15 quilómetros, resultantes de 60 voltas à pista do velódromo, foi extremamente táctica. O primeiro terço da prova foi disputado em pelotão compacto, em ritmo constante, sem qualquer tentativa de ganhar uma volta ao pelotão.

Depois de uma fase de grande agitação, com sucessivas movimentações, que chegaram a partir o pelotão em dois, Rui Oliveira ficou na metade da frente, a cerca de 20 voltas para o final.

Como ninguém conseguiu destacar-se, entrou-se nas últimas dez voltas num registo de grande tensão, já com todos os concorrentes a pensarem numa discussão ao sprint, sem arriscarem ataques de longe.

A colocação à entrada para as últimas três voltas seria fundamental para a discussão das medalhas. Quando Rui Oliveira tentava colocar-se, viu-se envolvido numa situação de perigo de queda colectiva, à qual o pelotão escapou por pouco.

Nesta luta de velocidade e de nervos de aço, o mais forte foi o francês Donavan Grondin, com um poderoso sprint de longe, que lhe permitiu suplantar o belga Tuur Dens e o britânico Rhys Britton, segundo e terceiro, respectivamente. Rui Oliveira foi o décimo em 22 participantes.

Sobre a prova de Rui, o seleccionador nacional, Gabriel Mendes, salientou ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo que “foi uma corrida em ritmo moderado no primeiro terço. A partir daí a velocidade intensificou-se e o Rui esteve atento às movimentações, no sentido de tentar aproveitar uma oportunidade de fazer a diferença. Isso não se proporcionou e restava-nos procurar uma boa colocação para as três voltas finais. No cômputo geral, considero que o Rui teve um bom desempenho, sempre atento e concentrado. Estou satisfeito com ele”.

Portugal tem duas provas em agenda para esta sexta-feira, perseguição individual masculina e omnium feminino.

Maria Martins, a contas com uma lesão, será reavaliada pelo director clínico da Federação durante a manhã. Caso esteja recuperada, irá competir na eliminatória de acesso ao concurso de omnium, às 12h10. Apurando-se, disputará as quatro provas pontuáveis para o omnium: scratch (12h55), corrida tempo (14h30), eliminação (18h35) e corrida por pontos (20h01).

Iúri Leitão e João Matias serão os representantes na perseguição individual, cuja qualificação irá iniciar-se às 13h15. Caso estejam entre os quatro mais rápidos nesta fase da competição, apuram-se para as finais, agendadas para as 19h35.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.