Domingo 19 de Abril de 5699

Maria Martins 5ª na prova de Omnium no Mundial de Ciclismo de Pista

Ciclismo-MundialPista-MariaMartins-22-10-2021

FP Ciclismo

A corredora portuguesa arrancou o programa, nesta sexta-feira, com um importante quinto lugar no scratch, seguindo-se a corrida tempo, que concluiu na 11ª posição, garantindo o sexto lugar na geral, a apenas 10 pontos do pódio.

A corrida de eliminação ficou marcada por uma queda, logo na sua fase inicial, sem prejuízo para a corredora portuguesa, que terminou na sexta posição. Desta feita, Maria Martins conseguiu entrar na última corrida do programa de omnium ainda no sexto lugar da geral.

Na corrida por pontos, a corredora deu tudo o que tinha, chegando a alcançar a segunda posição, após ter conseguido fazer a dobragem e somar 20 pontos. Elisa Balsamo (Itália) acabaria por atirar a portuguesa para o terceiro lugar, onde ainda se conseguiu aguentar durante algum tempo.

Nesta altura, eram muito poucas as diferenças entre as corredoras que disputavam o pódio e Maria Martins acabaria por descer ao quinto lugar nas últimas voltas.

A corredora portuguesa terminou assim o concurso de omnium, ganho pela dominante Katie Archibald (Grã-Bretanha) a apenas 10 pontos da medalha de bronze, neste mundial que decorre em Roubaix (França).

Uma excelente actuação de Maria Martins, que esteve ausente nos dois primeiros dias de prova devido a uma lesão.

Gabriel Mendes, seleccionador nacional e ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo referiu que “nesta prova de omnium esperava que pudéssemos alcançar um bom resultado, se conseguíssemos fazer uma primeira parte do concurso optimizado. A Maria fez uma corrida de scratch muito boa e também esteve bem na corrida tempo, apesar de que poderíamos ter conseguido subir dois ou três lugares. A corrida de eliminação foi excelente e na corrida por pontos sabíamos que tínhamos de trabalhar muito para manter a sexta posição. Conseguimos terminar no quinto lugar e estou muito orgulhoso do que ela fez hoje. Amanhã queremos voltar a estar entre dos 12 primeiros”.

A selecção nacional masculina também marcou presença na prova de perseguição individual, com João Matias a terminar na 15ª posição, com um tempo de 4.20,497, enquanto Iúri Leitão concluiu em 16º, com 1.22,716. Ashton Lambie (EUA) foi o vencedor da prova.

Este sábado, a selecção lusa terá Iúri Leitão a discutir o concurso de omnium. A qualificação vai decorrer a partir da 09h00 e, apurando-se, terá o scratch às 11h24, a corrida tempo às 13h36, a corrida de eliminação às 17h51 e a corrida por pontos às 19h02.

 

© 5700 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.