Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Marco Lira com medalha de prata no mundial de patinagem em velocidade

Patinagem-Mundial-Medalhas-15-11-2021Marco Lira ganhou a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Patinagem de Velocidade, na prova dos 10.000 metros, categoria de pontos, que decorreu na cidade de Ibagué (Colômbia), enquanto o colega de equipa Gonçalo Abreu se fixou no 6º lugar.

No final da prova, Lira não podia estar mais satisfeito, tendo afirmado ao site da Federação der Patinagem de Portugal que “hoje acabo mais um dia super feliz com este segundo lugar, numa prova bastante dura. Tínhamos uma táctica muito bem pensada e muito bem trabalhada. Resguardámo-nos mais no início e fizemos um grande ataque a meio da prova, o que nos facilitou, conseguindo fazer dez pontos, com um trabalho de equipa excepcional do meu colega Gonçalo Abreu”.

Para Gonçalo Abreu, que alcançou o sexto lugar, esta foi uma prova “bastante dura, mas dei o meu melhor e apoiei sempre o Marco», revelando que “a táctica foi cumprida e quando foi para sair, saímos com força e o Marco conseguiu fazer os pontos sem se cansar muito”. Acrescentou que “depois, ajudei-o outra vez a recuperar e, no final, o Marco ainda conseguiu chegar lá outra vez, alcançando o segundo lugar, o que foi uma felicidade para nós”.

“Foi um momento único e saímos daqui orgulhosos por representar Portugal e conquistarmos, pela segunda vez, uma medalha neste campeonato do mundo”, sublinhou ainda Gonçalo.

Esta é a sexta medalha, em campeonatos do mundo de Patinagem de Velocidade, para Portugal.

Marco Lira conquistou ainda a medalha de bronze na prova dos 15 mil metros a eliminar, em Juniores.

Para Marco “foi uma prova muito dura com chuva torrencial. Quando entrei nas últimas três voltas e vi que estava posicionado entre os melhores, senti que podia fazer alguma coisa” explicou, confessando que ao ultrapassar o atleta francês, alcançando o terceiro lugar, “só queria chegar à meta para acabar em terceiro. Quando aconteceu foi um momento de muita alegria”.

Marco Lira fez questão de dedicar este resultado aos “pais e ao meu treinador – pois eles são os grandes responsáveis por isto – ao meu colega de equipa, Gonçalo Abreu, à Federação de Patinagem de Portugal, pelo que nos proporcionou este ano e pelas grandes oportunidades e também ao meu clube”.

Gonçalo Abreu, que disputou a mesma prova com Marco Lira, terminou em 7º lugar na classificação final.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.