Segunda-feira 19 de Abril de 2793

Congresso Nacional de Educação Física na Leiria Cidade Europeia do Desporto2022

CED-Leiria-Congresso-16-11-2021O Salão Nobre da Câmara Municipal de Leiria foi palco, esta terça-feira, da assinatura do protocolo de cooperação para a realização do 12º Congresso Nacional de Educação Física.

Esta acção é promovida pela SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física) e o CNAPEF (Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto), com o apoio da edilidade da cidade do Liz e terá lugar nos dias 29 e 30 de Outubro de 2022

Com uma periodicidade trienal, este evento têm-se constituído como uma referência para a qualificação profissional, mobilizando sempre um número muito significativo de profissionais das áreas da Educação Física Escolar, do Treino e do Exercício e Saúde.

Depois do 11º CNEF, realizado em 2019 (Figueira da Foz), cujo foco foi a importância dos processos avaliativos nas áreas da Educação Física, do Treino e do Exercício e Saúde, o 12º congresso vai abordar questões relacionadas com a relevância da actividade física para crianças e jovens, bem como a qualidade da intervenção para o seu desenvolvimento pleno e integral, no contexto escolar, desportivo e recreativo.

Já é conhecida a primeira versão do cartaz do evento, que vai ter como tema principal “Educação

Física, treino e actividade física em crianças e jovens – Tempo de Qualidade”.

Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de salientou que “em 2022, Leiria é a Cidade Europeia do Desporto e temos a ambição de colocar o próximo ano como referência a nível nacional. Estão planeados vários eventos e acções ao longo do ano e este Congresso é um dos mais importantes do calendário. É um evento que concentra Professores, Treinadores, a massa critica e científica. É um grande desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade receber este Congresso. Temos uma oferta muito diversificada a nível de actividades desportivas, somos um concelho muito ecléctico e temos uma visão muito ampla do desporto”.

CED-Leiria-Congresso--16-11-2021O presidente do CNAPEF, Avelino Azevedo, referiu que “o Congresso realiza-se em Leiria, integrado nas comemorações da Leiria – Cidade Europeia do Desporto 2022 e queremos reunir o maior número de profissionais de educação física e desporto. É o primeiro que realizamos pós-pandemia e estas temáticas relacionadas com a qualidade das nossas actuações em termos pedagógicos, sociais e desportivos é um factor de atracção, juntamente com um conjunto de apresentações, prelectores, convidados nacionais e internacionais, workshops, todos eles com pessoas de referência nas diversas áreas. Penso que estes são motivos bons e suficientes para trazer muitos profissionais a Leiria, no centro do país.”

Por seu lado, Nuno Ferro, presidente da SFEF, salientou que “o tema escolhido é recorrente, mas nos tempos que correm, assume uma importância determinante face à realidade dos últimos anos, que afectou em especial as nossas crianças e jovens. Queremos trazer para a discussão as questões relacionadas com o treino e a actividade física nas crianças e jovens. O desporto, a actividade física e a educação física são muito importantes, mas quando chega a altura de garantir as condições necessárias, as coisas são diferentes. Aquilo que nós achamos que é o potencial na formação que a educação física traz aos jovens e da sua integração com outras áreas curriculares é enorme, mas continua muito constrangido pelas condições e realidade do dia-a-dia nas escolas”.

A concluir, o Vereador do Desporto, Carlos Palheira, adiantou que “para nós é uma honra receber este congresso. Tudo o que sirva para melhorar a intervenção pedagógica dos professores e a qualidade do ensino que vai beneficiar os alunos, é bem-vindo. Temos feito grandes alterações ao nível do edificado, com as escolas públicas a receber relvados sintéticos, os pavilhões com iluminação LED e, no futuro, painéis fotovoltaicos, tendo também em conta a nossa preocupação com a sustentabilidade. É importante haver boas condições para melhorar a prática. O desporto para todos é uma prioridade para Leiria”.

 

© 2793 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.