Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Liderança na Liga Bwin inalterável à 12ª jornada, com F. C. Porto e Sporting na frente a par

Concluídos os jogos que se efectuarem este domingo, F. C. do Porto e Sporting continuam a liderar a prova máxima do futebol português, depois de vencerem os seus adversários e na expectativa do prato forte que está marcado para a 13ª ronda, nada mais do que um Benfica-Sporting, no dia 3 de Dezembro próximo.

No Estádio do Dragão, os comandados de Sérgio Conceição ainda sofreram um “arrepio” inicial, porquanto o Guimarães inaugurou o marcador quando (36’) Edwards colocou a bola no fundo da baliza portista, depois de transformar uma grande penalidade assinalada pelo árbitro do jogo.

Dois minutos depois, em resposta rápida e enérgica, o Porto empatou (38’) por intermédio de Luis Diaz, resultado com que se foi opara o intervalo.

Ainda que tivesse dominado na plenitude dos factores mais importantes – 17-9 em remates, dos quais 9-2 para a baliza numa posse de bola de 72/28% – nem por isso o F. C. do Porto teve a vida fácil, considerando que conseguiu apenas dois golos, o segundo obtido por Evanilson (59’), suficiente para amealhar os três pontos.

No Estádio Alvalade XXI, o Sporting depressa se encaminhou para o triunfo, quando Sarabia (10’) chegou ao 1-0, depois de uma jogada que levantou alguma celeuma, porquanto o jogador leonino estava na posição de fora de jogo, ainda que a justificação do árbitro para a validação do golo terá o sido o facto de ter interpretado que o defesa tondelense passou a bola para a sua zona mais recuada e que, com isso, deu cobertura legal à posição do jogador sportinguista.

O Sporting manteve sempre ascendente na estatística do jogo – 14-5 em remates, dos quais 8-1 para a baliza e 63/37% de posse de bola – se bem que, em campo, a imagem foi diferente, porquanto pouca coisa houve de brilhante mas, antes, defender a vantagem do 1-0 e tentar ir mais além mas de uma forma alto incaracterística, tendo as substituições feitas confirmado que se deveu a uma “economia” com vista ao jogo do próximo dia 8 de Dezembro, com o Ajax, na última partida da fase de grupos da Liga dos Campeões, estando o Sporting apurado para os oitavos de final.

Ainda assim, os leões chegaram ao 2-0, com um golo de Paulinho (50’).

No outro encontro deste domingo, o Marítimo recebeu e bateu o Paços de Ferreira (2-0), com golos de Tagueau (49’) e Beltrame (78’), ainda que o maior número de remates (16-9) tenha sido feito pelo Paços, bem como uma ligeira superioridade na posse de bola (51/49%), com 4-3 remates para a baliza, no que deu dois golos.

Esta segunda-feira jogam Estoril-Santa Clara (20h15) e, na terça-feira, Sporting de Braga-Vizela (20h).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.