Terça-feira 17 de Janeiro de 1730

Inaugurada sala de estudo digital no CAR de Viana do Castelo

FundaçãoDesporto-SalaEstudoDigitais-04-12-2021

Fundação do Desporto

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que tutela o Desporto, na companhia do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht e de João Zamith, em representação da Comissão de Gestão Local do CAR, inaugurou, este sábado, a Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Viana do Castelo.

Para Tiago Brandão Rodrigues, este é um “casamento feliz – unir a Educação com o Desporto, em especial com o Desporto de Alto Rendimento”, sublinhando que “os CAR desempenham um papel importantíssimo na preparação desportiva dos atletas, mas é preciso não descurar a preparação académica e escolar para a vida que se segue à carreira desportiva, relembrando o investimento que todos têm de realizar para proporcionar as melhores condições ao desenvolvimento das Carreiras Duais, felicitando a Fundação do Desporto e os CAR por estarem a trabalhar neste pilar fundamental do desenvolvimento desportivo”.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, mostrou-se emocionado com o trabalho desenvolvido, evidenciando que “são parcerias como esta que permitem simultaneamente desenvolver o desporto acessível para todos e apoiar atletas nos mais diversos níveis”.

Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destacou que “este relevante projecto, é uma aposta da Fundação do Desporto que permite desenvolver vários eixos fundamentais para o progresso desportivo em Portugal: contribui para a promoção das carreiras duais e moderniza os CAR capacitando-os para proporcionarem um serviço aos seus utilizadores cada vez mais qualificado.”

Maria da Cunha, da Direcção de Comunicação e Marcas da Santa Casa, salientou que “este é um projecto que fará toda a diferença no apoio às carreiras duais dos atletas. Será um factor facilitador, incentivando os estudantes nos seus esforços colaborativos, nas suas pesquisas individuais. Estamos, assim, a acompanhar a mudança comportamental e a realidade na qual os alunos estão inseridos, já que permite ao aluno ter uma autonomia maior e de o colocar como protagonista no processo de aprendizagem. Estas garantem também acessibilidade ao ensino, contribuindo para que as barreiras sejam superadas por pessoas que apresentam necessidades especiais. Nesse sentido, a tecnologia bem empregada passa a ser uma grande facilitadora no acesso à informação e à educação”.

No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e no eixo de apoio a “projectos de educação, formação, capacitação e qualificação pelo desporto”, foi aprovado o investimento num programa que permitirá a instalação de “Salas de Estudo Digitais nos CAR”.

Estrategicamente, ficou definido que este projecto desenrolar-se-á ao longo de três anos, instalando e equipando salas de estudo tecnológicas na Rede Nacional de CAR.

Após uma análise técnica e estratégica entre a Fundação, a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), da Direcção Geral da Educação/Ministério da Educação, numa lógica de colaboração sinérgica com vista a convergir em objectivos e metas de política nacional, foi deliberado que os três CAR contemplados em 2020/21 são os de Viana do Castelo, Montemor-o-Velho e Vila Real de Santo António.

Para 2022 estão já contratualizadas as Salas de Estudo Digitais nos CAR da Maia, Gaia, Anadia/Sangalhos, Nazaré e Caldas da Rainha. O objectivo é ter a Rede Nacional de CAR, que conta com 13 Unidades especializadas, totalmente equipadas com Salas de Estudo Tecnológicas/Digitais até final de 2022/23.

 

© 1730 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.