Sexta-feira 19 de Agosto de 2022

F. C. Porto segue para os quartos da Taça de Portugal Placard com Benfica e Sporting de Braga pelo caminho

fcp vs slb tportugal 231221_715O F. C. do Porto começou da melhor maneira o encontro desta quinta-feira, aproveitando um certo “mau estar” no castelo do Benfica, que continua com questões internas que se vão espalhando pelo público e que não ajuda a equipa a uma melhor concentração.

Isto porque, aos trinta segundos de jogo, Evanilson marcou o primeiro golo dos portistas, dando uma vantagem, ainda que residual, com muito jogo para jogar, à equipa de Sérgio Conceição, que soube aproveitar, de seguida, a não esperada desorientação para chegar ao 2-0 cinco minutos depois.

fcp vs slb tportugal 231221_718Após uma confusão de pernas e de bola, estilo carambola, com jogadores o chão perto da baliza benfiquista, o esférico fugiu para o lado direito da rede onde surgiu, de rompante, Vítor Ferreira que, com um pontapé em arco e colocado, remeteu a bola para dentro da baliza de um Helton fora “de jogo” e uma defesa lenta, que permitiu que tudo se fizesse sem a força de tentar afastar a bola da zona perigosa.

A perder por 2-0, o Benfica tentou reforçar a posição atacante, para descobrir o caminho para reduzir a vantagem benfiquista, mas foi o F. C. do Porto que chegou ao 3-0 (31’), quando Evanilson voltou a marcar.

E pouco faltou para que se chegasse ao 4-0, depois de, com todo o espaço do mundo, a bola não entrou na baliza benfiquista porque o atacante preferiu passar a um colega mas que não conseguiu concretizar (42’).

fcp vs slb tportugal 231221_708Grave podia ter sido para os portistas a saída (45’) de Evanilson, a quem foi mostrado o cartão vermelho (depois de um segundo amarelo), mas a verdade é que o Benfica continuava sem demonstrar “saúde” específica para conseguir modificar o rumo dos golos.

No segundo tempo, Taremi (55’) rematou ao poste da baliza do Benfica num contra-ataque rápido dos portistas, que pretendiam aproveitar ainda o Benfica estar a jogar com menos um jogador, mantendo uma pressão maior junto da baliza benfiquista.

Mas o Benfica – que dominou na posse de bola (64/36% – foi tentando chegar-se à frente, ainda que só aos 83’ tivesse oportunidade de marcar (golo não validado pelo VAR) quando Otamendi cabeceou para a baliza depois de se elevar melhor do que os defesas portistas.

fcp vs slb tportugal 231221_719Otamendi que acabou por ser expulso (90+4’) por derrubar um defesa portista, seguindo-se outro golo não validado pelo VAR, quando Fábio Cardoso meteu a bola na baliza de Helton, ainda que adiantado à linha da bola, pelo que não foi válido.

Ponto final para o Benfica nesta Taça de Portugal, assim como aconteceu ao Paredes, Belenenses SAD e Sporting de Braga nesta última ronda dos oitavos-de-final.

Em Vizela, o Sporting de Braga, mostrando que está longe do que pode valer, perdeu por um golo (marcado por Nuno Moreira, 9’), enquanto o Rio Ave conseguiu destronar o Belenenses SAD, depois do empate a um golo (Hugo Gomes e Pedro Nuno, respectivamente aos 43’ e 9’ de jogo).

O Mafra acabou por ser outro herói destes oitavos-de-final ao derrotar (3-1) o Moreirense (da Liga Bwin), com golos obtidos por Bura (42’), Pedrinho (79’) e Andrezinho (85’), com o golo de honra dos homens de Moreira de Cónegos a ser marcado por Yan, aos 9’ minutos de jogo.

Resta agora conhecer o “acasalamento” das equipas para os quartos-de-final, sorteio que terá lugar na próxima segunda-feira (dia 27), estando os jogos marcados para os dias 11 e 13 de Janeiro de 2022.

As equipas apuradas são: Tondela, Portimonense, Sporting, Vizela, F. C. Porto (todos da I Liga); Mafra e Rio Ave (II Liga) e Leça (Campeonato de Portugal).

 

© 2022 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.