Sexta-feira 29 de Março de 2024

O desporto é uma ferramenta importante para mudar a própria sociedade

De acordo com a mensagem para 2022 revelada por Gianni Merlo, presidente da Associação Internacional dos Jornalistas de Desporto, no site oficial da AIPS, “o desporto é uma ferramenta importante para mudar a própria sociedade e acho que devemos seguir esse caminho”.

AIPS-GianniMerlo-01-01-2022

Carlo Pozzoni / AIPS Media

Depois de referir que “o ano de 2021 não foi um ano fácil, mas agora estamos diante de um 2022 com a esperança de que algo melhor virá”, Merlo salientou que “acho que temos que ser optimistas, mesmo que os nossos últimos dois anos não tenham sido tão bons. Acho que a nossa profissão correu perigo nestes dois anos: muitos de nós perderam o emprego porque não havia possibilidade de entrar nos estádios e, em geral, de desenvolver as nossas competências conhecendo pessoas. Isso é algo que deve ser restaurado”.

Prosseguindo, o líder da AIPS adiantou que “temos que defender nossa independência na situação de pandemia, até mesmo de algumas autoridades desportivas que preferem envolver-se com relações públicas em vez de jornalistas de verdade. Acho que a nossa luta vai ser mais difícil do que antes, mas estou optimista porque acho que todos vocês querem lutar para defender a nossa profissão e credibilidade”.

Merlo adiantou também que “já falamos muitas vezes em notícias falsas, estamos perto de ganhar essa luta se investirmos em cultura”.

Para o presidente da AIPS, “este ano desportivo de 2022 terá dois grandes eventos: os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim e o Campeonato do Mundo FIFA (Doha), um no início do ano e outro no final. Em relação a Pequim, ouvimos falar de possíveis boicotes, boicotes políticos. Acho que um boicote não adianta nada, vimos isso em 1980 e 1984. Significa que apenas uma geração de atletas, em caso de boicote, perderá a oportunidade de garantir um futuro melhor. Por isso, é melhor evitar esse tipo de cenário”.

“De resto – adiantou o presidente da AIPS – é preciso lembrar que o desporto é algo que ajuda as pessoas a ficarem juntas, algo que ajuda as gerações futuras a conhecerem-se para um futuro melhor. Lembre-se, também, que o desporto é cultura e até a nossa profissão é cultura. Temos que defendê-lo, pois há muitos inimigos contra nós: doping, manipulação de resultados, coisas que querem destruir a nossa possibilidade de criar um futuro melhor para todos”.

A finalizar a sua posição, Gianni Merlo reforçou que “o desporto é uma ferramenta importante para mudar a própria sociedade e acho que temos que seguir esse caminho”, deixando expresso a todos os jornalistas desportivos que “tenham um bom 2022 e que estejamos juntos novamente”.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.