Sábado 21 de Maio de 2022

Nacionais de Pista Coberta e de Estrada (Marcha) em destaque neste fim-de-semana

Atl-PistaCobertaBraga-14-01-2022Os Campeonatos Nacionais de Marcha de 35 km em estrada (e de sub18 e veteranos), em Porto de Mós (domingo), e os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas em Pista Coberta (Sub-23, sub-20 e sub-18), em Braga (sábado e domingo), abrem a época das competições promovidas pela Federação Portuguesa de Atletismo neste ano de 2022.

No ano que tem como pontos altos os mundiais de pista coberta (Belgrado) e ar livre (Oregon), o Campeonato do Mundo de Nações de Marcha Atlética (Muscat) e os Europeus de ar livre (Munique), sem dúvida que os atletas mais interessados têm que demonstrar a sua categoria para cumprir as marcas de presença definidas.

A Marcha Atlética passou os seus campeonatos da distância mais longa para os 35 km, prova que contará para os programas das grandes competições internacionais citadas, sendo esta a sétima edição dos Campeonatos masculinos e a sexta edição no feminino.

Nos homens, pela alteração regulamentar na distância, o sêxtuplo campeão consecutivo (50 km), João Vieira, não estará presente pela primeira vez, apresentando-se como principal favorito o agora benfiquista Rui Coelho. O atleta beirão, que no final do ano passado superou a melhor marca portuguesa na distância, ao completar os 35 km em 2h36m00s (ultrapassando nas listas o anterior recordista, João Vieira), para além dos competidores portugueses, terá a oposição do húngaro David Tokodi, que em Outubro passado se creditou em 2.53.17 horas.

Na competição feminina, destaque para a presença da bi-campeã (nas duas primeiras edições) e recordista da distância, Inês Henriques (Clube Natação de Rio Maior) parte como favorita para “desempatar” o número de títulos com Vitória Oliveira, do Sporting de Braga, a campeã nas duas últimas edições (pelo meio – 2019 – triunfou a benfiquista Mara Ribeiro), que também está registada nas inscrições para a prova.

Em complemento, realizam-se os Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em Estrada para o escalão Sub-18 (10km para os rapazes, 5 km para as meninas) e os Nacionais de Veteranos (20 km). Haverá ainda provas-extra para os restantes escalões, com o programa a iniciar-se às 9 horas.

Provas Combinadas em Pista Coberta

Grande expectativa está a gerar os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas em Pista Coberta, que se realizam em Braga, especialmente no que respeita ao escalão Sub-23. Em masculinos, apresenta-se como favorito o benfiquista Edgar Campré, líder anual em 2021, com um total de 5470 pontos, que defenderá o título conquistado em 2021, tendo como adversário mais cotado (embora longe) André Oliveira (Água de Pena), terceiro classificado em 2021 (4791). Ambos poderão beneficiar da participação, como extras, dos “seniores” Manuel Dias (União de Tomar), vice-campeão sub23 no ano passado, que tem 5427 pontos como recorde pessoal, e do agora sportinguista Abdel Larrinaga, que tem 5274 pontos como melhor marca como português.

Sem dúvida que Edgar Campré está em condições de “atacar” o recorde nacional sub-23 que é de 5553 pontos e pertence a Samuel Remédios.

A prova feminina também se apresenta interessante, com a sportinguista Mariana Bento (3567 pontos de recorde pessoal), campeã sub23 de heptatlo em 2021, a assumir-se como favorita, perante as suas adversárias Carolina Ribeiro (Eirense), com 3385 pontos de recorde pessoal, e a vice-campeã de pentatlo em 2021, Inês Pires (Grecas), com 3310 pontos.

No ano passado, devido à pandemia, não se realizaram estes campeonatos para os escalões sub20 e sub18.

As provas terão início este sábado, pelas 9h00, com os pentatlos a terminarem perto das 15h40. Os heptatlos (masculinos) – primeira jornada – têm o seu início a partir das 15h15, terminando perto das 20h00, recomeçando no domingo a partir das 9 horas.

 

© 2022 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.