Terça-feira 29 de Abril de 2188

F. C. do Porto agarrado à liderança, Sporting resiste e Benfica mais longe na Liga Bwin

17jan_BSAD vs FCP_1017Com os triunfos do F. C. do Porto e do Sporting neste domingo, tudo voltou à normalidade a Liga Bwin, com os Dragões colados no primeiro posto, os Leões no encalço do líder e com as Águias a voarem “baixinho”, se bem que daqui nada resulte em desfavor seja de quem for, porquanto há muito caminho para palmilhar.

Depois de Camará aproveitar uma das poucas oportunidades de golo – face a uma superioridade (72/28% de posse de bola, para 24-4 remates, dos quais 9-2 para a baliza) nítida da formação de Sérgio Conceição – para se guindar (13’) no comando dos golos, a verdade é que o B-SAD ainda conseguiu “aguentar-se” empatado até final da primeira parte da partida, considerando que Evanilson (34’) empatou para os portistas, no que foi o início de um hat-trick final, que assenta bem face a um “faro” pela bola, com esta a ter estado sempre disponível para que o avançado riscado na vertical pudesse marcar.

A partir dos 58’ (quando o mesmo jogador chegou ao 2-1), o B-SAD deu logo sinal de que não aguentaria muito mais, sendo preciso apenas mais três minutos (61’) para o F. C. Porto chegar ao 3-1, deixando correr o jogo até se chegar (84’) ao 4-1 final, que não merece qualquer contestação.

De salientar as expulsões de Camará (90+1’) e de Sithole (33’) para a equipa lisboeta, esta última a ajudar na redução da capacidade da B-SAD que jogou uma hora com menos um jogador, o que ajudou em muito à “derrocada” que se seguiu.

Por seu lado, o Sporting acabou por definir o triunfo ainda na primeira parte, quando Pedro Gonçalves (28’) abriu o activo, num golo repleto de efeitos especiais, sendo seguido por Daniel Bragança (42’), que fez o 2-0 também com a bola a fugir a toda a gente, até ao guarda-redes.

Ainda assim, o Vizela teve oportunidade de criar algum nervoso aos leões, começando (6’) quando teve um golo à vista, para além de mais uma outra jogada de perigo que, afinal, redundam nos dados estatísticos correspondentes, uma vez que a posse de bola foi de 67/33% para o Sporting, com 14-8 nos remates, dos quais 6-1 para a baliza, dando razão ao triunfo leonino, pelo que a luta norte-centro vai continuar a perdurar.

No Santa Clara-Tondela, os açorianos de Ponta Delgada chegaram ao 2-0 (Rui Costa e Ricardo António, respectivamente aos 23 e 40’), tendo pensado que tudo seria igual no segundo tempo, deixando o querer amolecer, o que levou os tondelenses a chegar ao empate (Boselli, aos 76 e 88’), depois de um certo equilíbrio global, atendendo a que a maior posse de bola foi dos visitantes (54/46%), com 18-12 remates para o Santa Clara, dos quais 9-7 para a baliza.

Um empate que terá calhado bem às duas formações, que se mantém lado a lado (17 pontos), ainda que nos 13º e 14º lugares, o que não é famoso.

Outro empate – neste caso sem golos – verificou-se no Famalicão-Paços de Fereira, aqui com os famalicenses a perderem uma excelente oportunidade de se afastar da zona de descida de divisão, tendo na expulsão de Penetra (69’) um entrave de monta para que os pontos fizessem parte da sobremesa.

O Famalicão rematou menos (10-11, dos quais 6-3 para a baliza) e o Paços de Ferreira até teve maior posse de bola (59/41%).

Esta 18ª jornada termina esta segunda-feira com o Portimonense-Vitória de Guimarães (20h30).

 

© 2188 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.