Sexta-feira 29 de Março de 2024

Portugal enfrenta Países Baixos esta terça-feira para conseguir um lugar no Main Round do Euro2022

Andebol-Euro2022-17-01-2022

FP Andebol

A selecção portuguesa vai entrar em campo (19h30 desta terça-feira) sabendo o resultado do encontro entre Hungria e Islândia mas não será isso que irá travar a ambição da equipa lusa.

A luta por um lugar no Main Round, do Grupo B, mantém-se acérrima com quatro possibilidades de apuramento para a fase seguinte, entre Islândia, actual líder do Grupo, Hungria, Países Baixos e Portugal, sendo que apenas a Islândia depende de si própria para passar à fase seguinte, independentemente dos golos marcados ou sofridos, precisando apenas da vitória frente à Hungria.

Estas duas formações entram em campo, no MVM Dome, às 17h00 e poderão determinar se Portugal entra no próximo jogo afastado da fase seguinte ou não.

Rui Silva, um dos capitães da Selecção Nacional e MVP dos dois encontros disputados até agora, fez a análise a este adversário [Países Baixos] que tem superado bastante as expectativas neste Campeonato da Europa, afirmando que “é uma equipa que está a surpreender por tudo aquilo que tem feito, uma equipa que joga um andebol muito rápido e que tem em dois jogadores, principalmente, uma qualidade acima da média”.

Acrescentou que “acredito que seja o jogo mais parecido com o jogo da Islândia devido às características dos próprios jogadores mas acho que depois do jogo que fizemos [contra a Hungria] estamos com melhores sensações. Acredito que podemos conseguir um resultado positivo mas, infelizmente, neste momento não dependemos só de nós“.

O central, que para além de vestir a camisola das Quinas joga no FC Porto, abordou ainda as armas individuais da formação neerlandesa, como Luc Steins, central do Paris Saint-Germain contra quem já jogou esta época e ainda Kay Smits, lateral direito, do Magdeburgo.

“São dois atletas que – salientou – jogam nos dois primeiros classificados das duas ligas mais fortes do mundo e têm muito tempo de jogo nessas equipas. O Luc Steins é um jogador excepcional, apesar das características que tem, consegue alcançar e ter a capacidade de imprimir uma velocidade de jogo acima da média e uma capacidade de decisão e rapidez de jogo muito forte. Por outro lado, o Kay [Smits] acaba por ser um jogador também muito completo com características parecidas, um bocadinho mais forte, com capacidade de remate dos 9 metros, capacidade de decisão, e eu acredito que muito do jogo dos Países Baixos passe por estes dois jogadores.“

Recorde-se que Portugal perdeu (28-24) ante a Islândia e 31-30 frente à Hungria.

O duelo de hoje poderá ser acompanhado na RTP2, a partir das 19h30.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.