Quarta-feira 24 de Abril de 2024

F. C. Porto venceu Famalicão e lidera com seis pontos de avanço do Sporting e nove do Benfica na Liga Bwin

FCP vs Famalicao_230122_4019Ao derrotar o Famalicão, no Estádio do Dragão, o F. C. do Porto aumentou a vantagem pontual sobre os demais concorrentes, em especial o Sporting (a seis pontos) e o Benfica (a nove), os que mais hipóteses têm, ainda, de lutar pelo título nesta Liga Bwin cujo “reactor” entrou num aquecimento mais forte.

Sempre na liderança do jogo (64/36% na posse de bola, passando pelos 18-6 nos remates, dos quais 9-1 para a baliza), mal parecia que algo de anormal surgisse ao longo dos mais de noventa minutos jogados, pelo que, quando assim é, tudo está bem, pelo menos para os portistas.

Otávio (26’) abriu o activo no seguimento de um pontapé de canto marcado por Fábio Vieira, com o médio a rematar logo que recebeu a bola, remetendo a bola para o fundo da baliza do guardião Luiz Junior.

Pouco depois (37’), foi a vez de Otávio ver Luis Diaz a desmarcar-se para a baliza famalicense, onde o avançado portista dominou a bola e rematou na passada para chegar ao 2-0, sem grandes problemas.

Mais tarde (78’), foi Taremi a fechar a conta com o 3-0, obtido na concretização de uma grande penalidade, tendo o Famalicão marcado o ponto de honra aos 90+1’.

Enquanto isso, Uribe foi expulso pelo árbitro (85’).

No Vitória de Guimarães-Estoril, os vimaranenses souberam reagir ao primeiro golo do desafio, marcado por André Franco (Estoril) aos 26’, tendo Rochinha empatado (61’) e Estupinãn surgiu a marcar dois golos (69’ e 90+3’), fazendo jus ao triunfo (3-1).

Os da casa remataram mais (20-7) dos quais 7-3 para a baliza adversária, garantindo uma supremacia para ganhar, depois de uns 52/48% em termos de posse de bola.

O Marítimo começou mal o jogo disputado no Funchal, dado que permitiu ao B-SAD chegar ao 1-0 (13’), por intermédio de Safira, tendo Matheus Costa empatado (45+5’), num jogo em que Tagueu, dos madeirenses, foi expulso (44’) depois de uma disputa de bola com Pedro Nuno, o mesmo sucedendo a Van Der Gaag (67’), depois de um “contacto” com Diogo Mendes.

O Marítimo foi superior (61/39% na posse de bola), a que correspondeu um maior número de remates (16-15, dos quais 12-9 para a baliza).

Gil Vicente, ainda que dominando tudo e todos, só aos 74’ conseguiu marcar o único golo do desafio, através de Pedrinho, numa posse de bola de 72/28%, correspondente a 28-3 em remates, dos quais 6-1 para a baliza.

Concluída a 19ª jornada, o F. C. do Porto reforçou a sua posição de líder destacado (53 pontos), deixando o Sporting a seis pontos e o Benfica a nove, numa altura em que as dificuldades aumentam para alguns, em especial para os que estão envolvidos na Taça da Liga e nas Ligas europeias.

No quarto lugar está o Sporting de Braga (35), seguindo-se o Gil Vicente (30), Guimarães (27), Estoril e Portimonenses (25), Marítimo (24), Santa Clara (20), Boavista, Paços de Ferreira e Vizela (19), Tondela (17), Moreirense e Famalicão (16), Arouca (14) e B-SAD (12).

Nos marcadores, continua a disputa entre o benfiquista Darwin Nuñez, que lidera com 15 golos, mais um do que o portista Luis Diaz, fechando o pódio Fran Navarro (Gil Vicente) e Taremi (FC Porto), ambos com 11. Quinta posição para Ricardo Hirta (Braga), com 10 golos.

A 20ª jornada inicia-se no dia 30 (domingo), com os jogos Vizela-Guimarães e Portimonense-Tondela (ambos pelas 15h30), seguindo-se o Braga-Moreirense (18h) e o F. C. Porto-Marítimo (20h30).

Pelo meio efectua-se a final four da Taça da Liga, no que é considerado o primeiro título desta época (ou de Inverno).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.