Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Sporting conquistou Taça Hugo dos Santos pela primeira vez no Basquetebol

Bassquetebol-SportingTaçaHugoSantos - 23-01-2022

FPBassquetebol

Numa final imprópria para cardíacos, o Sporting venceu o Benfica (66-64) e levou para Alvalade a primeira Taça Hugo dos Santos Betclic da sua história.

Os “leões” começaram bem, mas os “encarnados” depressa reagiram e tomaram a dianteira do marcador, chegando a uma diferença de 12 pontos (25-13), ainda nos dez minutos iniciais. Os comandados de Luís Magalhães não baixaram os braços e responderam no segundo período, reduzindo a desvantagem para 38-33 à saída para os balneários.

O descanso fez bem aos dois conjuntos, que continuaram a lutar ao longo do terceiro período. O Benfica seguia na frente, mas um parcial de 11-4 favorável aos “leões” permitiu-lhes chegar à igualdade “50-50” e relançar a incerteza à entrada para os derradeiros dez minutos.

Com a emoção no máximo, as duas equipas trocaram lideranças até ao final e o troféu estava à mercê de quem o agarrasse. A perder por dois a segundos do final, as “águias” tentaram a vitória, mas o poste norte-americano, Joshua Patton, não encestou  e selou o resultado e motivou os festejos “leoninos”.

Na flash-interview da FPBtv, Travante Williams era a imagem da felicidade, tendo referido que “duas grandes equipas, muito bem treinadas e organizadas. Trata-se de um dérbi, com uma grande rivalidade. Tivemos que dar tudo dentro de campo. Estou muito cansado, mas tenho de agradecer toda a ajuda dos meus colegas. Falhámos a conquista deste título nos últimos dois anos, por isso este momento foi muito bom”.

Luís Magalhães, treinador principal dos “verde e brancos”, fez-se acompanhar pelos adjuntos Ivan Kostourkov e António Paulo Ferreira e enviou duas dedicatórias: “dedicamos esta vitória a Flávio Nascimento, que se encontra em isolamento, esta vitória também é dele, e ao Edgar Vital, infelizmente já falecido, grande amante do basquetebol e responsável pela modalidade no Sporting”.

Do lado benfiquista, Norberto Alves não concordou com o desfecho final, tendo salientado que “o Benfica jogou muito melhor do que o Sporting. Tivemos altos e baixos, tal como o nosso adversário. Esta equipa tem muito carácter, veio aqui jogar após uma semana com um surto de Covid-19 e tivemos uma grande atitude”.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.