Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Portugal venceu Ucrânia e joga com a Finlândia nos quartos-de-final do Europeu de Futsal

FPF-EuropeuFutebol-28-01-2022

FPF

Numa partida muito táctica, em especial por parte da Ucrânia, Portugal voltou a mostrar porque é o campeão mundial e europeu em título ao vencer (1-0) os ucranianos no terceiro e último jogo da fase de grupos do europeu de futsal, que decorre nos Países Baixos.

Na partida, realizada esta sexta-feira, Portugal teve arte e manha para se manter sempre na liderança das operações em todas as circunstâncias, sendo muito mais pressionante do que os ucranianos, mais preocupados em preparar jogadas com princípio meio e fim, o que não conseguiram operacionalizar.

Isto porque a formação lusa, primeiro, estava avisada da categoria do adversário e, por outro, definiu a estratégia para colocar como que uma “rede” pela frente, onde sobressaiu o guardião português, que defendeu tudo o que havia por defender.

Com maior tecnicidade, maior velocidade e astúcia, os comandados de Jorge Braz fizeram tudo para chegar ao golo mas o guardião ucraniano resolveu estar em dia sim e foi adiando a derrota.

A quatro minutos do final do jogo, mais uma oportunidade para Portugal marcar, com alguma confusão na área ucraniana, mas a bola acabou nas mãos do respectivo guarda-redes.

FPF-EuropeuFutebol--28-01-2022

FPF

A 3’47” do apito derradeiro, Zicki Té conseguiu isolar-se na área adversária e, com um toque subtil, levou a bola a contornar a perna do guardião ucraniano e anichar-se na baliza, abrindo-se o activo na hora certa, se bem que o empate também chegasse para Portugal manter a primeira posição, para se apurar para os quartos-de-final.

No outro encontro do grupo A, a Sérvia derrotou (3-2) os Países Baixos, países que acabaram nas duas últimas posições, sem direito a passar à fase final.

Portugal somou três vitórias, à frente da Ucrânia, que foi apurada pela maior diferença de golos marcados ante os outros concorrentes do grupo.

No Grupo B, a Finlândia venceu (2-1) a Eslovénia e subiu ao segundo lugar, tendo garantido a presença na fase seguinte, enquanto o Cazaquistão, que derrotou (4-1) a Itália, foi o vencedor deste grupo e seguiu também para os quartos-de-final.

Quartos-de-final onde Portugal vai defrontar (segunda-feira) a Finlândia, enquanto o Cazaquistão terá pela frente a Ucrânia (também no mesmo dia).

Este sábado terão lugar os últimos jogos dos grupos C e D, onde a Rússia e a Geórgia já estão apurados para os quartos-de-final, faltando saber quem serão as duas restantes equipas.

Eslováquia-Croácia e Rússia-Polónia (grupo C) e Azerbaijão-Bósnia e Herzegovina (grupo D) fecham este primeiro ciclo (fase de grupos), na tarde deste sábado.

Europeu feminino

Entretanto, Gondomar vai receber – entre 25 e 27 de Março próximo – a “final four” do europeu de futsal feminino, com Portugal a defrontar a Rússia no jogo da meia-final, segundo anunciou a UEFA.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.