Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Telma Monteiro homenageada no Grande Prémio de Portugal, em Almada

29jan_JUdo WCup_Almada__5174

JCMyro /JDM

O segundo dia do Grand Prix Portugal 2022 decorreu, este sábado, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, durante a qual foi prestada homenagem a Telma Monteiro, pela Câmara Municipal de Almada.

No intervalo entre as eliminatórias e o bloco de finais, a Câmara Municipal de Almada homenageou Telma Monteiro. O Município onde a Judoca cresceu e começou a praticar a modalidade, ofereceu a Bandeira da Cidade, agradecendo o exemplo de dedicação e superação que Telma Monteiro representa.

A Federação Internacional de Judo também homenageou o Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, agraciando-o com uma figura em cerâmica de Jigoro Kano, fundador da modalidade, pelo desenvolvimento do Judo em Portugal.

Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, a propósito da homenagem, referiu que “a Telma começou desde nova a mostrar esta vontade de superação, de ganhar e toda a garra que lhe é tão característica. A Telma representa a cidade de Almada. Não podíamos deixar passar esta oportunidade, recebendo uma grande prova mundial de judo na nossa cidade, de distinguir uma das maiores referências desportivas almadense. A Telma tem algo de especial e tem demonstrado a sua capacidade ao longo dos anos. Sofremos quando ela sofre e comovemo-nos quando ela vence.”

A campeã das campeãs, Telma Monteiro, aproveitou para salientar que “sinto-me muito feliz e honrada. Almada foi a cidade onde comecei a fazer Judo. Já tive muitas emoções neste pavilhão e deixei muito suor, não só nos tapetes como nos parques da cidade. Rever todos esses momentos foi emocionante. É também motivante ver a ligação que as pessoas têm comigo, ver que sentem e partilham os momentos bons e maus, que riem e choram comigo. Tem sido um caminho de superação e uma história bonita e imprevisível, até para mim.”

José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, também presente, referiu que “foi uma justa homenagem à Telma Monteiro, na sua cidade, onde ela começou a sua prática desportiva, e um reconhecimento de tudo o que ela tem feito e da referência que é para o Judo e para o desporto nacional. A Telma é alguém que não nasceu em berço de ouro e que fez do trabalho, da perseverança e da dedicação um meio para alcançar o sucesso e alcançou-o. É um exemplo para o desporto e para Portugal.”

Neste sábado, Wilsa Gomes  (-63 kg) e Manuel Rodrigues (-81 kg) venceram os seus primeiros combates, alcançando os oitavos-de-final, mas cederam nessa fase e terminaram na 9ª posição. João Fernando  (-81 kg) também se estreou com uma vitória, mas não conseguiu superar o adversário da segunda ronda. Margarida Brás  (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), Eduardo Silva (-81 kg) e Bruno Silva (-81 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

Joanne Van Lieshout (-63 kg) dos Países Baixos, Lara Cvjetko (-70 kg) da Croácia, Murodjon Yuldoshev (-73 kg) do Uzbequistão e Matthias Casse (-81 kg) da Bélgica, conquistaram as Medalhas de Ouro nas respetivas categorias.

A nível colectivo, depois de concluir o primeiro dia no 2º lugar, Portugal ocupa neste momento a 4ª posição do ranking das nações presentes, com 3 Medalhas conquistadas  (1 Ouro e 2 de bronze).

A Croácia passou a liderar a tabela, com 1 Medalha de Ouro e 2 de Prata. A Coreia do Sul continua a ser o país mais medalhado, totalizando 5 (1 Ouro, 1 Prata e 3 Bronze) e ocupando a segunda posição. Os Países Baixos completam o pódio com 2 Medalhas (1 Ouro e 1 Prata).

O Grand Prix Portugal 2022 termina este domingo, com Patrícia Sampaio  (-78 kg), Carolina Paiva  (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg), que encerram a participação portuguesa no primeiro Grand Prix disputado em solo luso. As eliminatórias arrancam às 11h30.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.