Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Portugal bateu uma Rússia Imperial e conquistou o segundo Europeu de Futsal consecutivo

FPF-EuropeuFutsal-Campeao1-06-02-2022

FPF

A Selecção Nacional de futsal venceu, este domingo, a congénere russa (4-2), na final do Campeonato da Europa Países Baixos 2022, disputada no Ziggo Dome, em Amesterdão.

Com este triunfo, Portugal arrecadou o segundo título consecutivo (2018 e 2022), a que acrescentou (2021) o campeonato mundial, mantendo a liderança mundial nesta variante do futebol.

Com uma entrada concentrada e objectiva, a Rússia chegou aos dois golos de vantagem, através das oportunidades criadas e em que a defesa lusa teve dois deslizes, com dois golos marcados em estilo “fotocópia”, porque quase da mesma forma, com os russos a apontar à baliza pelo lado esquerdo, rematando para o lado direito e a bola a entrar por falta de concentração e de atenção do guardião luso.

FPF-EuropeuFutsal-Campeao-06-02-2022O primeiro remate da partida surgiu aos dois minutos de jogo, mas André Sousa defendeu cm tranquilidade. Paulinho, aos quatro minutos, arranjou espaço para rematar, mas a bola saiu ao lado. A resposta surgiu instantes depois, com Bruno Coelho a fazer um sprint para surgir na cara do guardião adversário, mas o remate também saiu ao lado.

Aos oito minutos os russos viram o livre cobrado por Antoshkin passar muito perto da baliza lusa para, no minuto seguinte, André Sousa defender o remate forte de Abramov. Aos 10 minutos, Anton Sokolov rodou sobre Pany e rematou para o primeiro golo da partida.

Animados com o golo de abertura, os russos voltaram à carga e com a defesa portuguesa algo apática, Andrei Afanasyev aproveitou para (13’) chegar ao 2-0, que não demonstrava uma positividade absoluta dos russos.

Aos 18 minutos, Putilov salvou uma situação perigosa para a sua baliza, com Portugal no minuto seguinte, reduzir com um golo marcado por Tomás Paçó, com um remate potente e sem hipótese de defesa para os russos.

Três minutos depois, Chishkala rematou forte para uma excelente defesa de André Sousa e Bruno Coelho (22’) respondeu na cobrança de um livre com um remate forte, mas ao lado. Zicky, (25) minutos rematou muito perto da baliza adversária, depois de assistência de Pauleta, que rematou aos 27 minutos para defesa de Putilov. Foi no mesmo minuto que Portugal chegou ao golo, por André Coelho.

André Sousa (29’) evitou o terceiro golo russo, depois de um potente remate de Sokolov e “32′), na sequência de uma excelente jogada colectiva, a bola foi ter com André Coelho, no segundo poste, e o fixo fez o 3-2, operando a reviravolta. No minuto seguinte, Chishkala esteve perto de igualar, mas André Coelho voltou a responder à altura.

Nos últimos minutos de jogo, a Rússia apostou tudo no 5×4. Com a organização habitual, Portugal resistiu e conseguiu marcar mais um golo, por intermédio de Pany (39′), selando o triunfo e, consequentemente, o título europeu.

Portugal apresentou, no cinco inicial, os jogadores André Sousa; João Matos – Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick, tendo jogado ainda Afonso, Tiago Brito, Fábio Cecílio. Tomás Paçó, Miguel Ângelo, André Coelho, Pauleta e Zicky, tendo Edu ficado apenas no banco.

FPF-EuropeuFutsal-Bancada-06-02-2022 (1)

FPF

A Rússia alinhou com Dmitri Putilov; Artem Antoshkin, Ivan Chishkala, Daniil Davydov e Andrei Afanasyev, tendo jogado ainda Georgi Zamtaradze; Artem Niyazov, Ivan Milovanov, Sergei Abramov – Cap., Sergei Abramovich, Anton Sokolov, Paulinho e Nando.

O internacional português (20 anos), Zicky, que apontou três golos na competição, foi eleito pela UEFA como o Melhor Jogador do Europeu

Antes, a formação espanhola, eliminada por Portugal nas meias-finais, alcançou o terceiro lugar da competição, ao bater a Ucrânia, que integrava o grupo de Portugal, por 4-1.

O “eterno capitão” da Selecção Nacional de futsal, como chamou Tiago Brito a Ricardinho, esteve presente na final, conforme prometeu antes do jogo dos quartos de final com a Finlândia. Ricardinho viajou de carro de Paris até Amesterdão. Quem também esteve nos Países Baixos foi a capitã da Selecção Nacional de futsal feminino, Ana Azevedo. A jogadora lusa viajou de carro até Madrid durante a madrugada para apanhar o voo de ligação entre a capital espanhola e Amesterdão.

Presentes ainda o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que esteve acompanhado pelo vice-presidente, Humberto Coelho, que se juntou no sábado à noite à comitiva lusa, em Amesterdão.

A comitiva lusa parte do aeroporto de Amesterdão no voo das 7h00 para Lisboa, onde chegará pelas 9h00 desta segunda-feira, sendo recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.