Segunda-feira 29 de Abril de 1833

Finalistas do prémio “Desportistas do Ano” divulgados pela Confederação do Desporto de Portugal

3 marco_gala_cdp 25edOs finalistas dos prémios “Desportistas do Ano” foram conhecidos na praça central do Centro Colombo, durante o habitual Momento Público, promovido pela Confederação do Desporto de Portugal.

De entre os nomeados (uma média de três dezenas em cada categoria), foram escolhidos os finalistas para cada uma das cinco categorias e que se apresentam a seguir:

ATLETA MASCULINO

Rui Silva (Andebol), Pedro Pablo Pichardo (Atletismo), Fernando Pimenta (Canoagem), Norberto Mourão (Paracanoagem), João Almeida (Ciclismo) e Jorge Fonseca (Judo);

ATLETA FEMININO

Patrícia Mamona (Atletismo), Teresa Portela (Canoagem), Maria Martins (Ciclismo), Filipa Martins (Ginástica) e Telma Monteiro (Judo);

TREINADOR

Jorge Pichardo Fundora (Atletismo), Hélio Lucas (Canoagem), Jorge Braz (Futsal), Lourenço França (Ginástica) e Pedro Soares (Judo);

JOVEM PROMESSA

Pedro Casinha (Canoagem), Iúri Leitão (Ciclismo), Izaquel Gomes Té (Futsal), Joana Crisóstomo (Judo), Dupla Diogo Costa e Pedro Costa (Vela);

EQUIPA

Selecção Nacional A Masculina (Andebol), Selecção K4 500 Metros Masculino (Canoagem), Selecção Nacional de Ténis de Mesa Síndrome Down ITTADS (Desporto para Pessoas com Deficiência), Selecção Nacional Masculina (Futsal) e Equipa Olímpica e Paralímpica (Judo).

Os grandes vencedores – depois desta maratona – serão anunciados durante a 25ª da Gala do Desporto.

A eleição irá contar com a participação do público, que pode votar até às 17h00 do dia 2 de Março, através do site www.cdp.pt e dos presentes no dia do evento, com um peso na eleição final de 60% e 40%, respectivamente.

A Gala do Desporto irá decorrer no dia 3 de Março, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, e, para além de serem revelados os vencedores do prémio “Desportistas do Ano”, teremos ainda a distinção das Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais e a homenagem aos Campeões da Europa e do Mundo de 2020/2021.

Para quem só agora ficou a saber destas distinções e quer contribuir com a sua opinião (voto), pode aceder ao site www.cdp.pt e votar em quem entender, destes vinte e cinco que estão apresentados. Para ajudar, seguem-se os currículos de cada um:

Prémio Treinador do Ano

Jorge Pichardo Fundora (Atletismo)

Treinador do campeão da europa e campeão olímpico de Tóquio 2020 do triplo salto – Pedro Pichardo.

Hélio Lucas (Canoagem)

Treinador pessoal de Fernando Pimenta desde a sua formação; Conquista da primeira medalha da Canoagem Portuguesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em embarcações Monolugares; Treinador com mais títulos europeus e Mundiais e medalhas na canoagem Portuguesa.

Jorge Braz (Futsal)

Treinador Campeão do Mundo de Futsal Masculino em 2021; Melhor Treinador do Mundo de Futsal 2021; Treinador Campeão da Europa de Futsal Masculino em 2018.

Lourenço França (Ginástica)

Treinador responsável pela conquista de várias medalhas no ano de 2021 em campeonatos do mundo e da europa nas disciplinas de All Around, Equilíbrio e Dinâmico.

Pedro Soares (Judo)

Treinador do medalhado de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Jorge Fonseca); Treinador do Bi-Campeão do Mundo (Jorge Fonseca); Treinador vencedor da Golden League pelo Sporting Clube de Portugal.

Prémio Jovem Promessa do Ano

Pedro Casinha (Canoagem)

Campeão do Mundo em K1 Júnior 200 metros; Vice-Campeão da Europa em K1 Júnior 200 metros; 4º Lugar em K4 500 metros Júnior no campeonato da Europa.

Iúri Leitão (Ciclismo)

Vice-campeão Mundial de Eliminação; Vice-campeão Europeu de Corrida por Pontos;

Medalha de Bronze na prova de Madison do Campeonato da Europa.

Izaquel Gomes Té (Futsal)

Campeão do Mundo de Futsal Masculino (Lituânia, 2021); Vencedor da Liga dos Campeões de Futsal com o Sporting Clube de Portugal; Eleito Melhor Jogador da Liga dos Campeões de Futsal.

Joana Crisóstomo (Judo)

Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de juniores; Vice-campeã da Europa de juniores em 2020.

Dupla Diogo Costa e Pedro Costa (Vela)

Vice-campeã do Mundo da Classe 470; 15º lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na classe 470.

Prémio Equipa do Ano

Selecção Nacional A Masculina (Andebol)

9º Lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Primeira participação de sempre de uma modalidade colectiva de pavilhão); 2º Lugar no torneio de apuramento olímpico; 10º lugar no Campeonato do Mundo de Andebol.

K4 500 metros Masculino (Canoagem)

Finalistas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, onde conquistaram o 8º lugar; 6º Lugar no Campeonato do Mundo em 2019.

Selecção Nacional de Ténis de Mesa Síndrome Down ITTADS (Desporto para Pessoas com Deficiência)

Campeã da Europa por equipas no 3º Campeonato da Europa de Ténis de Mesa ITTADS.

Selecção Nacional Masculina (Futsal)

Campeã do Mundo de Futsal Masculino em 2021; Campeã da Europa de Futsal Masculino em 2018.

Equipa Olímpica e Paralímpica (Judo)

Equipa participante nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, onde se destaca a conquista de uma medalha de bronze e várias classificações entre os oito primeiros classificados.

Prémio Atleta Feminino do Ano

Patrícia Mamona (Atletismo)

Campeã da Europa de triplo salto em Pista Coberta; Vice-campeã Olímpica em Tóquio 2020 DE triplo salto.

Teresa Portela (Canoagem)

7º Lugar em K1 500 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020; 10º Lugar em K1 200 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Maria Martins (Ciclismo)

Campeã Europeia de Omnium em Sub-23; Vice-campeã Europeia de Eliminação e Scratch em Sub-23; Diploma Olímpico na estreia em Jogos Olímpicos na disciplina de Omnium (7.º lugar).

Filipa Martins (Ginástica)

11º lugar em All-around e 8º lugar em Paralelas Assimétricas no campeonato da europa; 7º lugar em All-around e 8º lugar em Paralelas Assimétricas no campeonato do mundo; 17º lugar Paralelas Assimétricas Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Telma Monteiro (Judo)

Campeã da Europa Lisboa 2021; 15ª Medalha conquistada em Campeonatos da Europa.

Prémio Atleta Masculino do Ano

Rui Silva (Andebol)

9º lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020; 10º lugar no Campeonato do Mundo de Andebol; Campeão Nacional; Vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça; Oitavos de Final da Liga dos Campeões.

Pedro Pablo Pichardo (Atletismo)

Campeão da Europa de Triplo Salto em pista coberta; Campeão olímpico em Tóquio 2020 de triplo salto.

Fernando Pimenta (Canoagem)

Medalha de Bronze em K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020; Campeão do Mundo em K1 1000 metros; Vice-Campeão do Mundo em K1 5000 metros.

Norberto Mourão (Paracanoagem)

Medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 em VL2 200 metros; Campeão da Europa em VL2 200 metros.

João Almeida (Ciclismo)

Campeão Nacional de Contra-Relógio; Vencedor da Classificação Geral e de duas etapas na Volta à Polónia; Vencedor da Classificação Geral e de uma etapa na Volta ao Luxemburgo; Sexto Classificado na Volta a Itália.

Jorge Fonseca (Judo)

Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio; Bi-Campeão do Mundo; Nº 1 do Ranking Mundial da Federação Internacional de Judo.

© 1833 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.