Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Faleceu Jose Maria Lorente, lendário jornalista desportivo espanhol e autor do livro de história da AIPS

AIPS-MorreuAutorHistoriaAIPS-06-05-2022

AIPS-Carlo Pozzoni Nordcap Studio

De acordo com a informação divulgada pela AIPS (Associação Internacional dos Jornalistas de Desporto) José María Lorente Toribio, decano da imprensa desportiva espanhola, faleceu em Madrid, aos 95 anos. Foi vice-presidente e membro honorário da AIPS e autor do livro A História da AIPS.

Lorente, o fundador, primeiro presidente e depois presidente honorário da Associação Espanhola de Imprensa Esportiva (AEPD), foi agraciado com o prêmio ‘A Life in Sport’ na AIPS Sport Media Awards Gala realizada em Budapeste, Hungria, em Fevereiro de 2020.

Depois de receber o prémio, que valoriza sua dedicação à profissão de jornalista desportivo, Lorente emocionou o público ao relembrar sua longa carreira ao dizer que “pagaria qualquer coisa para voltar e refazer desde o início como fiz. Ser jornalista desportivo e pertencer a esta família (AIPS) é o que vou guardar para sempre.”

Lorente, que foi aplaudido de pé, acrescentou ainda que “acho que vou encerrar hoje a minha carreira e sempre terei orgulho desse reconhecimento”.

Na homenagem a Lorente, Juan Antonio Prieto, membro do Comitê Executivo da AIPS salientou que “José María Lorente foi uma verdadeira referência no jornalismo desportivo espanhol. Era uma referência porque foi professor de jornalistas e redator-chefe da Marca por muitos anos. Recebi muito bons conselhos dele. Ajudou muito na reentrada da AEPD na AIPS e me ajudou para que Espanha voltasse a ter a representação que nunca deveria ter deixado de ter dentro da AIPS. Trabalhador incansável, ativo como poucos, José María fez absolutamente tudo ao seu alcance e algo mais para tentar dignificar a profissão jornalística e que os jornalistas espanhóis tenham a unidade que hoje desfrutamos”.

Julian Redondo, actual presidente da AEPD, também salientou que “José María Lorente, professor de jornalistas, viveu mais de meia vida dedicada à profissão. Tenho o privilégio de ser um dos seus sucessores à frente da Associação Espanhola de Imprensa Desportiva e vou destacar algo que para mim, nestes tempos conturbados, parece essencial e substancial.

Lorente também foi secretário-geral da Associação de Imprensa de Madrid (APM) de novembro de 1992 a outubro de 2007, ano em que se tornou um dos vice-presidentes, cargo que ocupou até 2011. Foi também membro honorário da APM, onde ingressou em 1958.

Nascido em 13 de agosto de 1926, em Madrid, José María Lorente Toribio é formado em Jornalismo pela Escola Oficial de Madrid e em Direito. Foi colaborador do jornal Arriba e da revista Juventud (1947-1948); diretor da revista Ases del Deporte (1964); depois de regressar à Arriba, chefe da secção desportiva (1962-1967), e chefe da secção do jornal Marca (1972-1980). Como correspondente especial, cobriu dez Jogos Olímpicos e quase uma centena de grandes eventos esportivos em diferentes especialidades.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.