Sexta-feira 26 de Abril de 2024

João Almeida voou para o segundo lugar no Giro de Itália, depois de uma etapa meticulosa e trabalhosa

João Almeida giro italia 15 mai 2022

Giro de Itália

Com o aumento das dificuldades, João Almeida não temeu nem tremeu e soube gerir a etapa na qual veio a terminar na quinta posição, com o mesmo tempo do vencedor, subindo à segunda posição na classificação geral.

Esticões atrás de esticões, Almeida esteve sempre no “olho do furacão” e preparado para o que fosse necessário, de forma a poder tentar subir mais uns lugares, até mesmo afrontar o líder, que se manteve apenas por escassos dez segundos, o que originou recuperar uma desvantagem de 1m48 segundos, que tinha de Perez Lopez.

Com o “planeamento” apropriado, Oliveira fez-se à estrada e tudo deu certo. Foi por aí acima, subiu e desceu, à espera da última parte, manteve-se s grupo dos cinco fugitivos e discutiu até onde conseguiu, tendo podido até vencer e, com isso, em especial pela benesse dos 10 segundos atribuídos ao vencedor, estar na liderança. Outras oportunidades haverão.

Mais forte no finish, Jai Hindley (Bora Hansgrohe) cumpriu os 189 km em 5h34m44s, tempo também atribuído aos restantes companheiros de fuga, à frente de Romain Bordett (Team DSM), Richard Carapaz (INEOS), Mikel Meana (Bahrain) e o nosso campeão João Almeida (UAE) na quinta posição.

Rui Costa também esteve muito bem (46º), a 18m20s, e Rui Oliveira terminou na 150ª posição, a 44m29s.

Com todo este balanceamento, a classificação geral sofreu alterações de monta – pese embora ainda haja muitos quilómetros para percorrer – porquanto o espanhol Juan Perez Lopez (Trek Segafredo), ainda que mantenha a liderança (37.52.01), tem apenas doze segundos de vantagem sobre João Almeida (UAE), 14 segundos sobre Romain Bardet (DSM) e 15 segundos sobre Richard Carapaz (INEOS).

Face à excelente prova cumprida, Rui Costa subiu de 49º para 44º, ainda que a 34m33s, enquanto Rui Oliveira, ambos da UAE, desceu dois lugares, fixando-se no 147º posto, a 2h06m11s do primeiro classificado.

Juan Perez López (Trek Segaferdo), mantém a camisola de líder, juntamente com a da Juventude; na Montanha é Diego Rosa (EOLO) que comanda; com a Bora Hansgrohe a liderar a classificação colectiva, À frente da Bahrain Victorius.

Nesta segunda-feira, o Giro d’Itália cumprirá a 10ª etapa, ligando as cidades de Pescara a Jesi, numa distância de 196 km, cujo percurso será plano até cerca dos primeiros 100 km e, depois, com três contagens de 4ª categoria (dificuldade mínima), até se chegar ao fim.

Dia de descanso para uns (os trabalhadores neste domingo) e nem tanto para outros, se atendermos a que os mais roladores tentarão recuperar dos atrasos que tiveram.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.