Terça-feira 20 de Abril de 7802

Eritreu Biniam Girmay tornou-se o primeiro africano negro a vencer uma etapa no Giro de Itália com tudo na mesma no final

giro de italia 2022 17 maio

Giro d’Italia

A grande surpresa – quiçá única – da 10ª etapa do Giro de Itália, corrida esta terça-feira, ligando Pescara a Jesi (196 km), foi o primeiro triunfo de um africano negro numa etapa do Giro de Itália, tendo o eritreu Miniam Girmay sido o herói desta clássica italiana e mundial.

Integrado no pelotão que chegou à meta, Girmay teve oportunidade de ganhar a corrida ao sprint (4h32m07s) à frente de van der Poel (Alpecin) e Vincenzo Albanese, entre outros, cronometrados com o mesmo tempo.

Numa etapa dividida em duas partes – a primeira plana e a segunda com contagens de montanha de relativa dificuldade (4ª categoria) – tudo se conjugou para que, apesar dos quase 200 km, as escaramuças que houve não dessem para “aquecer” demasiado, e tudo acabar em tranquilidade, não tendo havido qualquer mexida das primeiras posições, onde se salienta o português João Almeida, como que o tranquilo jovem, de poucos sorrisos, mas sempre bem disposto e, em especial, preparado para o que puder acontecer em cada ligação.

Almeida que chegou, esta terça-feira, na 9ª posição, com o mesmo tempo do primeiro, tendo Rui Costa chegado no 123º lugar (a 8m48s) e Rui Oliveira (todos da UAE) na 133ª, ainda que a 11m35s.

Sem nada a justificar, a classificação geral não sofreu alterações e o espanhol Juan Perez Lopez (Trek Segafredo) mantém a liderança (42.24.08) e os doze segundos de vantagem sobre João Almeida (UAE), 14 segundos sobre Romain Bardet (DSM) e 15 segundos sobre Richard Carapaz (INEOS).

Seguem-se Jai Hindley (Bora), a 20 s; Martin (Cofidis), a 28s; Mikel Landa (Bahrein) a 29s; Pozzovivo (Intermarché) a 54s; Buchmann (Bora) a 1m09s e Pello Bilbao (Bahrain) a 1m29s.

Rui Costa desceu ao 49º (era 44º), a 43m21s, enquanto Rui Oliveira, ambos da UAE, subiu um lugar, fixando-se no 146º posto, a 2h17m46s do primeiro classificado.

Juan Perez López (Trek Segafredo) mantém a camisola de líder, juntamente com a da Juventude; na Montanha é Diego Rosa (EOLO Kometa) que comanda; Arnaud Démare (Groupama) lidera nos Pontos e por equipas a Bora Hansgrohe mantém-se à frente da Bahrain Victorius (2ª).

Nesta quarta-feira, o Giro d’Itália cumprirá a 11ª etapa, ligando as cidades de Santarcangelo de Romagna e Reggio Emília, com uma distância de 203 km, que não deve assustar muito porquanto toda plana, o que poderá permitir aos mais roladores alguns ataques, se bem que a temperatura no local deva estar entre os 23 e os 25º.

© 7802 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.