Sexta-feira 29 de Março de 2024

Portugal começou em grande o Europeu Sub17 em Futebol

FPF-EuropeuSub17--17-05-2022

FPF

Com uma exibição de qualidade, a Equipa das Quinas goleou a Escócia (5-1) e deu um primeiro passo importante a caminho de uma possível vitória final.

Com este triunfo, Portugal assumiu a dianteira do grupo, juntamente com a Suécia que venceu, no outro jogo, a Dinamarca, por 2-1. A equipa sueca é precisamente o próximo adversário dos comandados de José Lima, que já estará no banco nessa partida, recuperado da infeção por covid-19.

Diante da Escócia, a primeira ocasião de perigo surgiu ao minuto 8 e foi desde logo convertida por Portugal. Abertura na esquerda para Leonardo Barroso, o lateral cruza com precisão para Dinis Rodrigues que tenta o pontapé de bicicleta. O ponta-de-lança falhou o pontapé, mas a bola vai parar à entrada da pequena área onde surgiu Ivan Lima, mais rápido que o guardião adversário a fazer o golo.

Galvanizado pelo tento, o domínio foi intenso e Portugal não precisou de colocar muita velocidade para criar ocasiões de golo. Ivan Lima era um perigo à solta na ala esquerda e os papéis do primeiro golo inverteram-se ao minuto 26′, agora com Ivan Dias a assistir Dinis Rodrigues para o 2-0.

Por esta altura, no Estádio Municipal de Lod, os golos iam surgindo com alguma naturalidade e o 3-0 apareceu aos 37′, por intermédio de João Veloso, na conversão de uma grande penalidade a castigar mão na bola de um jogador escocês.

No segundo tempo, a toada era morna e a Escócia começou a aparecer com mais frequência perto da baliza portuguesa, sem, no entanto, criar grande perigo. Quando o fez, marcou, por intermédio de Magnus Mackenzie (62′).

FPF-EuropeuSub17-17-05-2022

FPF

Portugal procurou reagir e Rui Bento promoveu duas estreias na equipa (Manuel Mendonça e Vivaldo Semedo). A reação acabou mesmo por aparecer na pessoa de Afonso Moreira (69′) que aproveitou um alívio na grande área portuguesa, numa altura de bola parada do ataque escocês, para correr o campo inteiro de forma isolada e atirar para o quarto golo da Equipa das Quinas.

O quinto golo português apareceu de rajada e foi da autoria de Rodrigo Ribeiro (73′). Entrado após o quarto golo, o número 7 luso correspondeu com classe a um passe fantástico de João Conceição a deixar o colega na cara do guarda-redes.

Nesta primeira ronda, como se referiu a Suécia venceu (2-1) a Dinamarca e o calendário está definido da forma que se apresenta:

20 de Maio de 2022

14h30: Dinamarca x Escócia (Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan)

16h30: Portugal x Suécia (Estádio Municipal de Lod, Lod)

23 de Maio de 2022

20h00: Portugal x Dinamarca (Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan)

20h00: Suécia x Escócia (Estádio Municipal de Lod, Lod)

Quartos-de-final: 25/26 de Maio

Meias-finais: 29 de Maio

Final: 1 de Junho

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.