Domingo 20 de Abril de 7721

Corrida da Mulher “EDP Lisboa, a Mulher e a Vida” está de volta e quase esgotada

Atl-CorridaMulher-EDP-18-05-2022Domingo, 5 de Junho próximo, foi o dia escolhido para mais uma edição da EDP Lisboa, a Mulher e a Vida, iniciativa que já colocou mais de 200 mil mulheres a correr por uma causa e que conta, este ano, também com homens.

Numa organização do Maratona Clube de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Liga Portuguesa Contra o Cancro, esta corrida vai ter a 16ª vez, prova que tem como objetivo principal a angariação de fundos para a compra de aparelhos de rastreio do cancro da mama e que terá início em Santos e a meta junto à Torre de Belém.

Muitas foram as figuras públicas que se associaram a esta causa, entre elas Ágata, Toy, Madjer, Calado, Oceano, Valéria Carvalho, Sofia Reis e Fernanda Freitas.

Segundo Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, salientou que “este ano, pela primeira vez, estamos a convidar homens a participar nesta corrida. Não porque o foco deixe de estar na Mulher, mas porque temos tido muitos pedidos nesse sentido. Sabemos que esta doença também afeta os homens, mas em número bastante inferior, pelo que queremos continuar a homenagear a mulher, agora com o privilégio de poder correr ou caminhar acompanhada do filho, marido, familiar ou amigo! As 10.000 inscrições disponíveis estão quase esgotadas, pelo que quem pretende mesmo participar deve inscrever-se já”.

As inscrições ainda podem ser feitas online no site oficial, com um custo de 2,00 euros. As mulheres e os homens a quem tenha sido diagnosticado qualquer tipo de doença oncológica ficam isentos de pagamento.

Atl-CorridaMulher-EDP-18-05-2022Nas edições realizadas, esta prova angariou mais de €850.000 para a luta contra o cancro da mama, em particular para a compra de equipamentos de rastreio, contando chegar este ano aos €900.000 doados à Liga Portuguesa Contra o Cancro. É um valor significativo que queremos continuar a fazer crescer todos os anos.

“Todos os dias morrem 5 mulheres em Portugal com cancro da mama, são mais de 1.850 mortes por ano! Na partida teremos participantes com as mais diversas vivências pessoais e dilemas familiares impressionantes. É para todas e para todos que organizamos um momento de animação especial na partida, com um concerto da cantora Ágata”, referiu ainda Carlos Moia.

Jéssica Augusto, Dulce Félix e Sara Moreira podem ser consideradas como as maiores estrelas presentes, a quem se juntam Doroteia Peixoto e Susana Godinho. Estarão ainda presentes Luzia Dias e Rosa Mota, esta última na condição de madrinha da prova. Considerada como uma das melhores maratonistas de sempre a nível mundial, a campeã olímpica de Seul’1988 e mundial de Roma’1987 abrilhantará uma festa desportiva que conta pela primeira vez com atletas de elite masculina.

Hermano Ferreira, recente 12º classificado na EDP Meia Maratona de Lisboa, é o nome principal do sector masculino, estando ainda confirmada a companhia de Hélder Santos e Carlos Costa. O veterano Armando Aldegalega, figura incontornável do atletismo nacional, marca também presença nesta edição. Foi dez vezes campeão nacional da maratona e nesta corrida conquistará uma medalha única, para juntar às suas importantes medalhas, conquistadas em competições europeias e mundiais.

Há um incentivo à participação em pequenos grupos, de duas ou três participantes, com prémios exclusivos para as vencedoras. Os desafios são: Vodafone Mãe e Filha (duas participantes), Jogos Santa Casa para Empresas (duas participantes), Mimosa Correr em Família (duas participantes) 3 Amigas CME (três participantes).

As classificações oficiais serão publicadas no site oficial da prova.

A corrida terá transmissão em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP África, chegando assim a 200 milhões de telespectadores.

 

© 7721 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.