Quinta-feira 28 de Março de 2024

Mafalda Rosa conquistou bronze nos 10 km do Europeu de juniores em Setúbal

Natação-MafaldaRosaBronze-04-06-2022Mafalda Rosa conquistou a medalha de bronze nos 10 km do European Júnior Open Water Championships Setúbal 2022, com a francesa Madelon Catteau a arrecadar o ouro e a prata para a húngara Mira Szimcsak.

A portuguesa, que em 2021 (Paris) se sagrou campeã europeia, esteve sempre na luta pelas medalhas. Na derradeira volta, das cinco que totalizaram o percurso, a pupila de Nuno Ricardo acabou por ceder alguns metros para a francesa Madelon Catteau, bronze em 2021, que atacou forte e conseguiu garantir a liderança que foi aumentando para as adversárias. A portuguesa reagiu de imediato a esse ataque da francesa e procurou que essa vantagem não fosse impossível de neutralizar.

Na sua braçada levou a húngara Mira Szimcsak que, nos derradeiros metros, num longo sprint, acabou por superar a portuguesa e chegar à prata, por seis centésimos de segundo. A francesa Madelon Catteau assegurou o ouro com 1.55,07 horas, 32 segundos menos que a húngara e a portuguesa. O quarto lugar foi para a italiana Alessia Ossoli e o quinto para a polaca Klaudia Tarasiewicz.

Mafalda Rosa após o terceiro lugar nos 10 km sintetizou, no site da FPN, a sua participação nas águas do Sado, tendo referido que “claro que toda a gente quer o primeiro lugar, assim como eu, mas o terceiro lugar em casa com a família e os amigos a apoiarem é sempre um grande orgulho, apesar das condições serem muito difíceis. Dei o meu melhor, fui até ao fim e estou orgulhosa do meu resultado. Claro que estava à espera de um primeiro lugar, mas correu bem, estive sempre bem posicionada. As adversárias são sempre muito fortes e se ganharam é porque estavam melhores hoje”.

Na prova masculina de 10 km, o húngaro David Betlehem venceu com 1.44.15 horas à frente dos italianos Pasquale Giordano (+2,16 minutos) e Giuuseppe Ilario (+2,17).

Na prova masculina, Gustavo Marques foi 13º classificado e  Martim Carvalho chegou no 20º lugar.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.