Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Memorial Mário Moniz Pereira/Cidade de Lisboa no Dia de Portugal

cartaz moniz pereiraAcertados os últimos pormenores, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Atletismo de Lisboa deram as mãos para a organização do Memorial Moniz Pereira/Cidade de Lisboa, esta sexta-feira no Estádio Universitário, a partir das 16 horas.

Neste Dia de Portugal e de Camões, vão desfilar alguns dos melhores atletas portugueses, que terão mais uma oportunidade ainda os mínimos para os europeus e mundiais de pista.

Cerca das 17 horas, as duas entidades, numa cerimónia simples mas sempre sentida, prestarão homenagem ao Prof. Mário Moniz Pereira, o técnico português que levou o primeiro atleta português ao primeiro ligar do pódio olímpico, sem dúvida o maior feito que alguma vez Portugal tinha conseguido, quando – depois de 39 anos de trabalho – Carlos Lopes, com uma classe impressionante, conquistou a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, depois da prata alcançada, também nos Jogos Olímpicos, em 1976.

A cereja em cima do bolo que faltava ao desporto português, no que foi o prelúdio de um trabalho iniciado em 1975, quando o Senhor Atletismo viu aprovado o primeiro plano de preparação olímpica, que deu frutos oito meses depois, quando Carlos Lopes se tornou campeão mundial de corta-mato.

De três treinos por semana (competições ao fim-de-semana) para treinos diários e, depois, bi-diários, foram o segredo num ditado que “quanto mais se trabalhar mais êxitos se podem alcançar”, uma bandeira que Moniz Pereira içou e nunca mais largou até ao fim da sua vida (31 de Julho de 2016).

Para o calor humano ser ainda maior, a Associação de Atletismo de Lisboa gostaria de ter presente muitos dos atletas, colegas (treinadores), dirigentes que com ele privaram e outros que seguiram a passada, firme e tecnicamente perfeita, para que outros atletas também chegassem ao ouro olímpico, como foram também os casos de Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora, num quinteto que integra ainda o mais recém campeão olímpico português, Pedro Pablo Pichardo.

As entradas são gratuitas e o Estádio Universitário de Lisboa e, em especial, Mário Moniz Pereira merecem casa cheia.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.