Quinta-feira 28 de Março de 2024

Portugal com 12 medalhas no Mundial de Atletismo para atletas com Síndrome de Down

IMG_5623A jovem e estreante Isabela Santos (Associação Jorge Pina) foi uma das mas destacadas medalhadas (ouro e prata) nos mundiais de atletismo para atletas com Síndrome de Down, o que representa mais uma vitória para o desporto praticado por cidadãos com deficiência.

No total, Portugal conquistou 12 medalhas (3 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), no que se deve considerar uma excelente participação de Portugal na competição que se realizou em Nymburk, na República Checa, terminando no quarto lugar, atrás das seleções de Turquia, Itália e Polónia.

Isabela Santos conquistou o ouro na prova dos 1.500 metros, a que acrescentou o recorde mundial da prova, conseguindo a prata nos 800 metros.

Francisco Gouveia (Clube “Os Especiais – Madeira), que conquistou sete medalhas (ouro nos 800 e 1.500 metros marcha; prata no triatlo – 100 metros, comprimento e peso -, e 1.500 metros; bronze nos 400 e 800 metros e peso).

As outras medalhas (prata) foram conquistadas por João Machado (Clube CERCIFAF), no triatlo – 100 metros, comprimento e peso – e lançamento do peso; e bronze, na estafeta de 4×400 metros, por Bruno Leitão (APPACDM – Santarém), João Machado (Clube CERCIFAF), Nelson Silva (CERCIGUI) e Luís Gonçalves (Clube CERCIFAF)).

Delegados Técnicos portugueses aprovados na European Athletics

Entretanto e após a participação no curso de Delegados Técnicos da European Athletics, realizada em Varsóvia (Polónia), os juízes internacionais portugueses Jorge Salcedo, Samuel Lopes, Luís Abegão e Rui Loução, foram aprovados no exame de acordo com os respetivos critérios de avaliação e, consequentemente, foram integrados no Painel de Delegados Técnicos da EU no período de 2023-2026.

A função de Delegado Técnico, pertence ao topo da carreira de ajuizamento, com trabalho direto com os organizadores, seja em competições de um ou mais dias.

Atl-Kids Final-23-06-2022Final do Kids Athletics em Elvas

A cidade de Elvas foi palco da final do Kids Athletics 2022, numa organização do município, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, que reuniu 800 crianças na Pista de Atletismo Municipal.

Ao longo de várias semanas, nos estabelecimentos de ensino do concelho de Elvas e Colégio Luso-Britânico, realizaram-se as provas de apuramento para a final do Kids Athletics 2022, tendo sido, anteriormente, apuradas as equipas vencedoras.

O vereador na Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, garantiu, no final, que “esta atividade foi uma aposta ganha e que vai ter continuidade. Ver esta alegria e irreverências das crianças é o maior retorno que podemos ter. Conseguimos uma aceitação enorme por parte de todos e acho que correr melhor que isto é impossível”.

Os vencedores têm acesso direto à prova Criança Ativa, dos Jogos do Alto Alentejo, a disputar em Nisa.

As provas, contextualizadas no atletismo, foram adaptadas às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e foram supervisionadas pelos técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo, Pedro Pinto, Catarina Vieira, Daniel Leandro e Beatriz Ribeiro (estagiária), com a colaboração dos alunos do curso de desporto da Escola Secundária de Elvas.

Além das crianças em competição, foram organizadas atividades, como corridas de velocidade com células fotoelétricas e salto em comprimento para a caixa de areia, para todos quantos estavam a assistir ao evento. Recorde-se que esta aposta do município se insere no âmbito da candidatura de Elvas a Cidade Europeia do Desporto, em 2024.

Comité Paralímpico promove “fórum” para captar mais atletas

O Comité Paralímpico de Portugal promove, nesta sexta-feira, o fórum “Desafios e Modelos de Intervenção na Captação de Novos Atletas”.

O evento realiza-se no auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa e pretende constituir-se como um espaço de debate e de partilha de perspetivas entre o Comité Paralímpico de Portugal, as federações desportivas e as associações nacionais para a deficiência.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.