Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Ginástica e Ténis de Mesa em destaque nos Jogos do Mediterrâneo

COP-JogosMediterraneo-26-06-2022

COP

A Ginástica Artística Feminina, com quatro apuramentos para finais, a qualificação da equipa feminina de Ténis de Mesa para as meias-finais e o acesso ao combate da medalha de bronze pelo lutador Pedro Caldas são os destaques deste domingo na Equipa Portugal que está a participar nos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022, na Argélia.

Filipa Martins qualificou-se para a final de paralelas assimétricas com nota (13.850) igual à da primeira e o mesmo acontece na trave, onde se apurou em 6.º lugar (12.450).

Também apuradas para finais, mas do all-around (trave, paralelas assimétricas, solo e saltos), estão Lia Sobral (13.ª, 46.050) e Mariana Parente, 12.ª, 46.950) – qualificaram-se como 12.ª e 11.ª, a duas ginastas por país -, na sequência da competição de equipas de Ginástica Artística Feminina, na qual a Equipa Portugal se classificou na 5.ª posição, com 143.300 pontos, atrás de Itália (161.950), França (156.600), Espanha (148.450) e Turquia (146.700).

Mariana Parente é a 1.ª suplente para a final de trave (12.000).

Na Luta Grego Romana, Pedro Caldas está apurado para o combate pela medalha de bronze depois de ter entrado a perder nos quartos-de-final frente ao argelino Ishak Ghaiou, que se superiorizou por 7-1.

O facto de o adversário ter conseguido apurar-se para a final abriu a hipótese de Pedro Caldas ser repescado e lutar pelo pódio, frente ao egípcio Abdel Rahman, combate que terá lugar esta segunda-feira, às 18h20.

No Ténis de Mesa, a Equipa Portugal apurou-se para as meias-finais do torneio feminino, depois de duas vitórias frente à Eslovénia e à Espanha.

As mesatenistas portuguesas começaram por vencer as eslovenas por 3-0, com triunfos de Inês Matos, do par Matilde Pinto-Inês Matos e também de Jieni Shao. A seguir, o triunfo sobre as espanholas foi mais apertado (3-2), com vitórias nos jogos de singulares – duas para Jieni Shao e uma para Inês Matos. As duas derrotas aconteceram no jogo de pares de Inês Matos-Matilde Pinto e num dos singulares de Inês Matos.

No quadro masculino, a Equipa Portugal venceu a Turquia, por 3-2, com vitórias de João Geraldo (2) e Diogo Chen (1), derrotas do par João Monteiro-Diogo Chen e de Diogo Chen no singular. A seguir perdeu com a Itália, 2-3, vitórias (2) de João Geraldo, e derrota do par João Geraldo-Diogo Chen, e nos dois singulares jogados por Diogo Chen.

jogos do mediterraneo 2022No Badminton, a Equipa Portugal finalizou a sua participação depois de Diogo Glória-Gabriel Rodrigues (que avançaram para os quartos-de-final, superiorizando-se ao par cipriota Kattirtzi Ranjbar- C. Hailis em dois sets, 21-12 e 21-11), perderam frente à dupla italiana Caponio-Toti tendo sido eliminados, por 21-11 e 21-8.

Adriana Gonçalves e Mariana Leite foram afastadas em dois sets (15-21 e 19-21), por Eva Ranjbar e Eleni Christodoulou, de Chipre.

No Futebol, a Equipa Portugal entrou a perder (1-0) no torneio de Futebol (sub-18), frente à Itália, que tem agora igualdade pontual com a Turquia na liderança do grupo B, depois da vitória (2-1) frente à Grécia.

O jogo entre Portugal e Itália foi marcado por dois momentos críticos que fizeram a diferença no marcador: um penálti para a seleção nacional apontado por Ricardo Marques, e defendido, aos 50’, e uma transição ofensiva dos italianos finalizada com sucesso pelo substituto Raimondo, aos 78’.

“A estreia não foi como nós gostaríamos, porque viemos à procura da vitória, mas infelizmente não conseguimos”, comentou o treinador nacional Joaquim Milheiro. “Infelizmente falhámos um penálti, tivemos várias oportunidades para marcar golo, responsabilizamo-nos a nós próprios porque não fomos competentes no momento de finalização.”

Segue-se o jogo com a Turquia, na terça-feira.

No Karaté, Tiago Duarte finalizou a competição (-75 kg) de Karaté (kumite) com uma vitória sobre o marroquino Alami, por 6-5, e uma derrota com o turco Eltemur, campeão da Europa (1-0). O karateca português ainda aguardou a passagem à repescagem, mas não teve sorte.

Constança Matos e Sara Leal também terminaram este domingo a sua participação. Constança Matos (-55 kg) foi derrotada pela turca Tugba Yakan, na ronda de 16, por 7-1.

Sara Leal (-50 kg) começou por perder 2-0, nos quartos-de-final, com a argelina Cylia Ouikene, depois de ter beneficiado de um “bye” na ronda de 16. Na repescagem, a karateca portuguesa voltaria a perder, desta vez 4-1, com a espanhola Alba Pinilla Sanchez.

Na Petanca, a Equipa Portugal entrou a perder no torneio, na disciplina de doubletes, frente à Argélia, por 9-4, e vai discutir o apuramento para a fase seguinte com o derrotado do jogo entre argelinos e Marrocos, nesta segunda-feira.

Na prova de precisão individual, Hugo Dores não conseguiu o apuramento para os quartos-de-final, sendo o 10.º classificado na 1.ª ronda, com 19 pontos. Na 2.ª ronda de qualificação, Hugo Dores foi o 5.º e 1.º não qualificado, com 33 pontos.

No Polo Aquático, a Equipa Portugal enfrentou a seleção do Montenegro na 3.ª jornada da competição (sub-18) e voltou a perder, desta vez por 23-4.

jogos do mediterraneo 2022Os montenegrinos dominaram o jogo do princípio ao fim, com superioridade em todos os períodos (5-1, 5-2, 6-1, 7-0), embora tenha sido a Equipa Portugal a marcar o primeiro golo. O derradeiro jogo da Equipa Portugal, referente ao Grupo B, é com a Sérvia, na próxima terça-feira.

Face à conjugação de resultados, assinalada pela derrota dos turcos com os italianos, a Equipa Portugal qualificou-se para os quartos-de-final, nos quais defronta a Sérvia.

Esta segunda-feira estreiam-se na competição a Vela, o Ténis e a Ginástica Artística Feminina.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.