Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Jorge Fonseca com medalha de prata no Grand Slam da Mongólia

Judo-Mongólia-JorgeFonseca-24-06-2022O judoca luso Jorge Fonseca conquistou a medalha de prata, este domingo, no último dia do Grand Slam Ulaanbaatar 2022 (Mongólia).

Jorge Fonseca (-100 kg) estreou-se na segunda eliminatória, onde derrotou Nurlykhan Sharkhan, após acumulação de ‘shidos’ do cazaque. O português, que ocupa o 1º lugar do ranking mundial, voltou a triunfar nos quartos-de-final, contra o mongol Gonchigsuren Batkhuyag, que, aproveitando o fator casa, conseguiu equilibrar o encontro, cedendo apenas no ‘golden score’ por ‘wazari’.

O bicampeão mundial assegurou a presença na final, após superar o atual campeão europeu, Michael Korrel (nº 6 do ranking mundial), dos Países Baixos, com um ‘ippon’ em apenas 9 segundos. Na luta pelo Ouro, enfrentou o campeão europeu de juniores, Matvey Kanikovskiy (jovem russo de 20 anos que competiu sob a bandeira da Federação Internacional). O judoca português foi surpreendido e cedeu ‘wazari’ nos primeiros minutos do confronto e não conseguiu encontrar a solução para inverter o marcador.

Na categoria -90 kg, Anri Egutidze começou a sua prestação com uma vitória, eliminando o jovem mongol Munkhtulga Darmaabazar, após um combate equilibrado (os 4 minutos de combate acabaram com um empate em ‘wazari’) e decidido com um ‘ippon’ do português no primeiro minuto do ‘golden score’. Na ronda seguinte enfrentou o 16º do ranking mundial, Noel Van T End (campeão mundial em 2019 e vencedor do Masters de Doha 2021) e o confronto foi novamente marcado pelo equilíbrio, com o tempo regulamentar a terminar sem pontuações. No período de ‘ponto de ouro’, Anri Egutidze viu o terceiro ‘shido’, terminando a sua prestação.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.