Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Ouro e prata juntam-se ao bronze e nove são as medalhas conquistadas nos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022

COP-JogosMediterraneo-ChuvaMedalhas-30-06-2022

COP

Esta quinta-feira ficou marcada, nos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022, com a conquista de seis medalhas em três modalidades diferentes: ouro para Rafael Reis (Ciclismo), prata para Lorene Bazolo, Liliana Cá (ambas no Atletismo) e Jieni Shao (Ténis de Mesa), e bronze para Tiago Pereira (Atletismo) e João Geraldo (Ténis de Mesa).

No Atletismo, Tiago Pereira conquistou bronze no triplo salto (16,90m), atrás de Yasser Triki, da Argélia (17,07) e de Tobia Bocchi (16,93)

Tiago Pereira salientou que “é sempre importante ganhar medalhas. Sabemos como o desporto funciona. O bronze foi muito importante para mim, tinha a prata mesmo no último salto, mas isto é desporto, é por isso que é lindo. Acima de tudo, é a marca que é importante para mim. Tenho tido uma época muito difícil, com muita dificuldade em fazer os saltos que fazia a época passada”. Depois, foi a velocista Lorene Bazolo a conquistar a medalha de prata nos 100m (11,36s), a seguir à egípcia Basant Hemida, que correu em 11,10. O bronze foi para a cipriota Olivia Fotopoulou (11.42).

Para Lorene Bazolo “estou feliz, estou muito consistente, mas esperava melhor, porque tenho a sensação de que consigo fazer melhor, pelos índices que o demonstram. Não fiquei tão satisfeita pela marca, mas estou grata e feliz e sei que se calhar no Mundial, no Europeu, isso vai sair. Cada coisa tem o seu tempo, é ter paciência e continuar a trabalhar.”

A finalizar, no lançamento do disco, Liliana Cá repetiu a conquista da medalha de prata de há quatro anos, nos Jogos do Mediterrâneo Tarragona 2018.

A lançadora conseguiu como melhor marca 63,62m, em quatro ensaios válidos – os outros valeram-lhe 55,55, 63,05 e 62,53. Ganhou a croata Marija Tolj, com 64,71. O bronze foi para a turca Ozlem Becerek (61,96).

Liliana Cá aproveitou para referir que “a sensação foi boa. Um público enorme, a puxar por todas. Só que o concurso não foi assim tão bom. Havia lançamentos que fazíamos que era mais do que marcavam. Graças a Deus correu tudo bem, consegui corresponder à altura. Não deu para chegar ao ouro, mas deu para a melhor marca da temporada. Significa que ainda tenho muito para dar. Ficou aquela sensação de que podia ter feito melhor. Agora é rumo aos Mundiais e treinar para ver o que vai dar.”

No lançamento do peso, Tsanko Arnaudov foi 5.º classificado, com 20,13m.

Vera Barbosa qualificou-se para a final dos 400m barreiras, com 57,15, a quarta marca das eliminatórias, tendo sido 3ª na eliminatória 2.

Patrícia Silva foi 5ª na 2.ª eliminatória dos 800m, com 2.05,06, e foi repescada por tempos.

Nos 3.000m obstáculos, Etson Barros foi 10º, com 8.35,57, na final directa.

No Ciclismo, Rafael Reis conquistou a primeira medalha de ouro para Portugal ao vencer a prova de contra-relógio individual. Rafael cumpriu a prova em 31.28 minutos, deixando os 2º e 3ºs classificados a 50 e 51 segundos, respectivamente.

O ciclista luso salientou que “fiquei um pouco nervoso, vi a lista de participantes e esperava um bom resultado, que para mim era vencer este contra-relógio. Mas fica-se sempre com a responsabilidade acrescida de ser campeão nacional e representar a selecção e o COP, é muito bom conseguir esta primeira medalha de ouro”.

Fábio Fernandes, com 34.26, foi o 14º classificado.

Na prova feminina, Daniela Campos foi 10ª classificada, em 26.46, e Beatriz Roxo acabou na 13.ª posição, com 30.15. A medalha de ouro foi para Vittoria Guazzini, de Itália, com 24.24.

No Ténis de mesa, mais duas medalhas fotram conquistadas nos torneios de singulares. Jieni Shao a arrecadar a de prata e João Geraldo a de bronze.

Jieni Shao perdeu o jogo decisivo para Xiaoxin Yang, do Mónaco, em apenas quatro sets, com os parciais de 4-11, 8-11, 7-11 e 9-11, tendo referido que “a prata deixa alguma pena, porque o objectivo era ganhar o ouro. No último jogo, não me senti muito bem. Nas equipas, ganhámos o bronze, e em singulares a prata, foi bom, mas queria o ouro, era um objetivo.”

João Geraldo conquistou a medalha de bronze, ao derrotar o italiano Niagol Stoyanov em apenas quatro sets (11-9, 11-3, 11-3, 11-7), em pouco mais de 30 minutos de jogo.

O mesatenista leva assim da Argélia duas medalhas, depois de ter contribuído para a prata conquistada pela Equipa Portugal no torneio de equipas.

O mesatenista luso salientou que “o cansaço era muito, senti que estávamos ambos muito exaustos, e jogar depois de uma derrota é sempre difícil, quase não tive tempo de aceitar a derrota da meia-final. Ainda vou ter de a processar, senti mesmo que podia ter ganho o jogo e chegado à final, e ter uma boa oportunidade para trazer o ouro para Portugal. Acabou por ser o bronze. Estou bastante orgulhoso, depois de perder na meia-final ter jogado como joguei, concentrado, e ter cumprido o objectivo”.

Na meia-final, João Geraldo perdeu frente ao espanhol Alvaro Robles. O mesatenista da Equipa Portugal teve vantagem de 2-1 e ascendente no jogo para ganhar, mas permitiu que o espanhol virasse para 4-2 e garantisse o apuramento para a final (11-6, 8-11, 11-7, 12-14, 10-12, 9-11)

Nos quartos-de-final, João Geraldo tinha eliminado o grego Ioannis Sgouropoulos, por 4-1 (11-8, 12-10, 11-6, 6-11, 11-7).

No Andebol, a Equipa Portugal iniciou a competição feminina, esta quinta-feira, com uma derrota frente à Sérvia, por 21-20.

O resultado da 1ª parte acabou por mostrar-se decisivo, tendo as sérvias chegado ao intervalo a vencer por 13-12, uma vez que na segunda, jogo esteve nivelado, com oito golos para cada lado, tendo Portugal chegado a desfrutar de vantagem de um golo, a 19-20. A Sérvia empatou a 20 golos e quando faltava um minuto para o final acabou por dar a volta.

Esta sexta-feira a Equipa Portugal defronta a Turquia, que derrotou a Macedónia do Norte na 1ª jornada do grupo, por 34-27.

No Basquetebol 3X3, a equipa masculina estreou-se na poule B frente à Espanha e perdeu por 14-12. Os pontos de Portugal foram marcados por André Gomes (5), Jorge Embaló (4), Rui Palhares (1) e Lamine Banora (2).

No Futebol, a Equipa Portugal não progrediu para as meias-finais, depois de ter perdido na 3ª jornada do grupo B, frente à Grécia, por 2-0. Com o empate (0-0) verificado no Itália-Turquia, qualificaram-se italianos com sete pontos e turcos com quatro; portugueses e gregos somaram três pontos cada.

No Judo, Manuel Rodrigues classificou-se em 5º lugar na competição de Judo (-81 kg), depois de perder o combate pela medalha de bronze frente ao francês Tizie Gnamien, por ippon.

O judoca da Equipa Portugal começou o dia por perder na ronda de 16, por ippon, frente ao italiano Kenny Bedel, e seguiu para as repescagens, derrotando sucessivamente o marroquino Achraf Moutil e o argelino Aghiles-Imad Benazoug.

Joana Crisóstomo (-70 kg) eliminou a turca Minel Akdeniz na ronda de 16, por ippon, mas na ronda seguinte caiu perante a croata Lara Cvejto e foi para a repescagem, onde viria a perder de novo, desta feita com a grega Elisavet Teltsidou. E terminou aí a sua prova, no 7º lugar.

Wilsa Gomes (-63 kg) não passou da 1ª ronda face à francesa Melodie Turpin.

No Tiro com Arco, Nuno Carneiro classificou-se em 8º lugar, depois de ter começado por eliminar o cipriota Charambolous, por 6-0; a seguir, na ronda de 16, Nuno Carneiro teve pela frente o argelino Imadeddine Bakri e ganhou, virando o resultado de 0-4 para 6-4. Nos quartos-de-final, o francês Nicolas Bernardi superiorizou-se e eliminou o atleta português, por 7-1.

Luís Gonçalves e Tiago Matos foram ambos afastados na ronda de 32. Gonçalves perdeu com o turco Samet Ak (0-6) e Matos com o esloveno Ziga Ravnikar (1-7), embora aqui tenha disputado uma segunda ronda, depois de um 1-5 inicial.

Na Vela, João Tiago Abreu, na classe IQFOIL, manteve a 7ª posição da classificação geral, agora com 96 pontos, depois de quatro regatas em que foi 7º, 7º 21º e 7º de novo.

Eduardo Marques desceu uma posição, para 9º, na classe Ilca 7, tendo sido 8º e 13º nas regatas desta quinta-feira, somando 60 pontos, ao passo que Santiago Sampaio desceu para 18º, depois de mais uma penalização com um 29º e um 16º lugar. Soma 104 pontos.

Na classe Ilca 6, Leonor Dutra segue na 12ª posição, com 82 pontos, após esta quinta-feira ter sido 20ª e 13ª. Luísa Peres é 15ª, com 94 pontos depois de dois 11ºs lugares.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.