Terça-feira 20 de Abril de 1976

Raquel Queirós nona classificada no campeonato da europa de BTT

Ciclismo-EuropeuBTT-03-07-2022

Federação Portuguesa Ciclismo

A portuguesa Raquel Queirós obteve, este domingo, a nona posição na prova de cross country olímpico (XCO) do Campeonato da Europa de BTT, que se disputou na pista de Tamengos, Anadia.

A betetista olímpica entrou mal na corrida, com um arranque falhado, que lhe custou alguma perda de posições e, certamente, baixou-lhe os níveis de confiança. Isso notou-se na primeira metade da corrida, com Raquel Queirós fora dos lugares da frente.

Com o passar das voltas, Raquel foi estabilizando em pista e, na segunda metade das seis voltas ao circuito, começou a ganhar posições consecutivamente. Entrou na última volta em condições de lutar pelo top 10 e fê-lo com sucesso, ultrapassando as rivais mais directas para terminar a corrida no nono lugar, a cinco minutos da vencedora, a neerlandesa Puck Pieterse.

No final, Raquel reportou que “a partida foi desastrosa. Não sei o que se passou, mas fiquei com a roda de trás presa. Depois tentei recuperar posições, mas na segunda volta senti-me mesmo mal. Pensei que já não conseguiria progredir, mas depois acreditei sempre até ao fim. Quero agradecer a toda a gente que esteve aqui a puxar por mim. Nunca senti tanto apoio em toda a minha vida”.

A disputa da medalha de ouro não teve grande emoção, dada a superioridade manifesta da vencedora. Puck Pieterse isolou-se na primeira volta, consolidou a posição, aumentando a vantagem sobre as adversárias nas duas voltas seguintes para, a partir daí, gerir a distância de modo a vencer isolada.

Puck Pieterse ergueu os braços com 55 segundos de vantagem sobre a compatriota Fem Empel e com 1m35s relativamente à italiana Giada Specia, que também subiram ao pódio.

O Campeonato da Europa de BTT terminou com a corrida masculina de sub-23, na qual as cores nacionais estiveram representadas por dois ciclistas, João Cruz e Tomás Frazão.

Partindo ambos das posições recuadas do grupo, João Cruz manteve um ritmo constante, que lhe permitiu ganhar lugares para terminar no 36º posto, a 7m08s do vencedor. Tomás Frazão, vítima de queda na fase inicial da prova, seria creditado com o 50º lugar, a duas voltas do primeiro.

Na frente da corrida, quatro corredores assumiram cedo o comando das operações: Simone Avondetto (Itália), Charlie Aldridge (Reino Unido), Janis Baumann (Suíça) e David Campos (Espanha).

Com três das sete voltas disputadas, um ataque de Simone Avondetto teve dois efeitos. O principal foi isolar o transalpino na cabeça de corrida, posição que não mais perderia. O outro foi arredar o espanhol da luta pelas medalhas, pois descolou e não conseguiu retomar a frente.

Simone Avondetto terminaria com 10 segundos de vantagem sobre Charlie Aldridge e com 21 segundos relativamente a Janis Baumann, que completaram o último pódio do Europeu de BTT.

Para o seleccionador nacional, Pedro Vigário, “tivemos prestações muito consistentes do primeiro ao último dia. Foi, de longe, o Campeonato da Europa em que isto sucedeu de forma mais clara. Em Anadia deixámos uma belíssima imagem da Selecção Nacional de BTT. Estamos no bom caminho, há aqui muito potencial e estes jovens merecem uma aposta de todos”.

Fechado o capítulo do BTT, os olhares estão já apontados para a estrada. Entre 7 e 10 de Julho, corrente, Anadia recebe o Campeonato da Europa de Estrada para Sub-23 e Sub-19.

© 1976 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.