Sábado 19 de Abril de 7292

Espanha conquistou o título batendo Portugal na final

sel nacional futsal fem 2022

FPF

A Espanha revalidou, este domingo, o título de campeã europeu de futsal feminino, ao vencer Portugal, por 4-1 no desempate por penáltis, após as igualdades 3-3 no prolongamento e 2-2 no tempo regulamentar, na final da competição, em Gondomar.

As espanholas Peque, Amelia Romero, Mayte e Irene Córdoba converteram com sucesso os castigos máximos, enquanto a guarda-redes Sílvia defendeu os remates das portuguesas Ana Azevedo e Ana Pires, decidindo o encontro, apesar do ‘tiro’ certeiro de Carla Vanessa.

Portugal esteve a vencer a final por 2-0, com golos de Ana Azevedo (12’) e Pisko (19’), mas Ale de Paz (20’ e 35’) levou a partida para o prolongamento, quando Maria Sanz (44’), adiantou as espanholas, numa vantagem anulada por Pisko (49’).

A selecção espanhola voltou a vencer a selecção portuguesa, depois do triunfo em 2017 (4-0), mantendo o pleno do historial da competição.

Numa partida muito táctica, Portugal conseguiu chegar ao 2-0, tendo baixado de rendimento e permitido que as espanholas chegassem ao empate e colocando-se em vantagem, o que fez quebrar a formação lusa, que teve a felicidade de chegar ao empate, com que se chegou ao fim do tempo regulamentar.

No prolongamento o empate manteve-se e o triunfo das espanholas chegou na marcação das grandes penalidades que, com maior felicidade, infligiu outra derrota à formação nacional.

fernando gomes fpf posse 10 jul

fpf

No final do encontro, Fernando Gomes, Presidente da Federação, teve oportunidade para emitir o comunicado, que se transcreve:

“Felicito a Selecção Nacional Feminina de Futsal pela empenhada e inspiradora prestação no Campeonato da Europa-2022, que se realizou em Gondomar. O talento e o trajecto destas jogadoras e da equipa técnica, sempre apoiados por um staff incansável, mereciam um título que teima em fugir-nos.

Se a derrota, na final, decidida nos penaltis, nos deixa tristes, ela não altera em nada a crença no trabalho sustentado e consistente, que já tem muitos anos, e para o qual contribuiu muita gente. A todos os que constroem, dia a dia, a Selecção Nacional, endereço uma palavra de conforto e consideração.

Permitam-me destacar, nesta hora, que o vice-campeonato europeu, numa competição organizada superlativamente pela FPF, não deixa de ser um novo momento de afirmação do desporto feminino numa sociedade em que a igualdade ainda tem caminho por fazer e para o qual a federação continuará a contribuir da forma mais activa possível.

Endereçando os meus parabéns a Espanha pela vitória, não queria deixar, por último, de agradecer, de forma sentida, a cada um dos portugueses que esteve a apoiar a nossa selecção. O vosso apoio incondicional é a motivação que nos servirá de trampolim para conseguirmos chegar ao patamar máximo europeu. Obrigado, Gondomar”.

© 7292 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.