Sexta-feira 19 de Agosto de 2022

Portugal nos Jogos Mundiais com 47 atletas nos Estados Unidos da América

6-countdown-TWG2022-03-01

COP

ão 47 atletas de 9 modalidades/disciplinas que entram em competição nos Estados Unidos da América entre os dias 7 e 17 deste mês de Julho, Missão que foi apresentada publicamente nesta segunda-feira e pelo Comité Olímpico de Portugal.

Missão de Portugal aos Jogos Mundiais Birmingham (EUA) que tem como particularidade ter quase 60% de atletas do sexo feminino – são 28 no universo total de atletas da Equipa Portugal.

A cerimónia oficial, que fez a tradicional entrega da bandeira de Portugal a cada uma das modalidades, aconteceu na sede do COP, perante o olhar atento do Presidente do COP que desejou que todos os elementos da Missão consigam uma “experiência positiva” nesta competição, tanto a nível pessoal como desportivo e que a presença em Birmingham deixe “saudades”.

O Presidente do COP recordou ainda a responsabilidade que é representar Portugal em competições internacionais e que em todas as circunstâncias os atletas e oficiais devem manter um “comportamento social exemplar”.

Filipe Jesus, Chefe da Missão de Portugal destacou o empenho de toda a equipa do COP para proporcionar as melhores condições para que os atletas possam concentrar-se apenas em “competir”!

Vítor Pataco, Presidente do instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em representação do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, desejou a melhor das sortes a todos os atletas, com a expectativa de que “façam o seu melhor” e relembrou que mesmo em tempos difíceis o IPDJ continua a apoiar as representações nacionais em competições internacionais.

O mote para a participação portuguesa foi dado por Diana Gomes, Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos: “Afirmem o vosso valor. Viva Portugal!”

Esta é a 11ª edição destes Jogos, iniciados em 1981 (Santa Mónica, também nos Estados Unidos da América), onde Portugal se estreou com a conquista de uma medalha de ouro na modalidade de Patinagem, mormente pela equipa de Hóquei em Patins, nessa altura ainda em fase ascendente e onde Portugal era um dos maiores símbolos mundiais.

COP-JogosMundiais--04-07-2022

COP

Patinagem que, só à sua conta e no cômputo geral da presença portuguesa ao longo dos anos, conquistou sete medalhas (4 de ouro e 3 de bronze) entre 1981 e 2005, em que o Hóquei em Patins foi rei, com as quatro medalhas de ouro alcançadas entre 1981 e 2001.

No balanço das dez presenças anteriores, Portugal conquistou cinco de ouro, seis de prata e doze de bronze, num total de 23.

Na última edição (2017, na Polónia) a equipa nacional alcançou três medalhas de bronze, nas modalidades de Jiujitso, Ginástica (Trampolins) e Patinagem (Artística).

A comitiva lusa, chefiada por Filipe Jesus, saiu de Lisboa nesta terça-feira.

No dia 8 terá lugar a Cerimónia de Abertura terá lugar pelas duas horas da madrugada em Portugal (20 horas em Birmingham-EUA), com o programa competitivo a iniciar-se no dia 9 e até ao dia 17 deste mês de Julho, com 3.600 atletas de mais de uma centena de países presentes.

Os atletas apurados para integrar a Missão de Portugal são os que se apresentam

Canoagem – Maratona: Maria Rego Gomes e José Ramalho;

Corfebol – Equipa Mista: Ana Beatriz Guita, Catarina Frade, Catarina Correia, Hugo Fernandes, Inês Santos, Isabel Almeida, João Almeida, Júlio Ruivo, Luise Ruivo, Pedro Correia, Sebastião Condado, Sofia Gomes, Tiago Luz e Tomás Lourenço;

Ginástica Acrobática – Par feminino: Ana Rita Teixeira e Rita Ferreira;

Ginástica Acrobática – Par masculino: Bruno Ramalho e Fábio Beco;

Ginástica Acrobática – Par misto: Maria Rita Marvão e Dinis Cardoso;

Ginástica Acrobática – Grupo feminino: Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Beatriz Carneiro;

Ginástica Aeróbica – Dance: Beatriz Brandão, Bruna Silva, Carolina Cruz, Carolina Santos, Diana Diogo, Joana Almeida, Joana Matos e Maria Coutinho;

Ginástica de Trampolins – Duplo Mini-Trampolim: Diana Gago e Tiago Romão;

Ginástica de Trampolins – Tumbling: Matilde Girão e André Palma;

Kickboxing – K1 Style: Ana Sofia Oliveira e Tiago Santos;

Muaythai – Muay: Diogo Calado e Rui Botelho;

Patinagem Artística – Dance: Ana Luísa Walgode e Pedro Walgode;

Patinagem Artística – Freeskating: Diogo Craveiro;

Patinagem – Velocidade: Miguel Bravo

© 2022 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.