Sábado 27 de Abril de 2024

Darwin (Benfica) e Guga (Rio Ave) os melhores jogadores da Liga Bwin e Liga Sabseg

291034081_10158825097442643_2411644864874849422_nO prémio do Melhor Jogador da Liga Portugal bwin foi atribuído pela Liga Portugal ao melhjor marcador da época, o benfiquista Darwin, enquanto Guga (Rio Ave) foi considerado como o melhor jogador da Liga Sabseg (II).

O internacional uruguaio, que esteve no Benfica nas duas últimas épocas e que saiu no mercado de Verão para o Liverpool FC, foi escolhido pelos treinadores e capitães como o melhor a actuar na competição em 2021-22.

A nível individual, o avançado teve um ano para mais tarde recordar, ao ser eleito em 11 ocasiões como o Homem do Jogo Liga Portugal bwin, tendo apontado um total de 26 golos e somado, ainda, quatro assistências.

Sobre o prémio recebido, Darwin salientou que “quero agradecer a todos os treinadores e capitães das equipas da Liga Portugal bwin e também aos meus companheiros de equipa e adeptos do Benfica. Sem eles nada teria sido possível. Estou muito feliz por ter sido eleito o Melhor Jogador de uma competição onde aprendi bastante pela sua competitividade. É uma Liga que também permite a evolução dos jovens jogadores, sobretudo para adquirir experiência, tal como sucedeu comigo. Muito obrigado a todos e boa sorte para 2022-23!”.

Após uma época de grande sucesso, Vitinha, que representou o F. C. Porto na época 2021-22, foi eleito o Melhor Jovem Jogador da Liga Portugal bwin. O médio, de 22 anos, natural de Faro, é agora jogador do PSG, uma das equipas de referência no panorama do Futebol europeu.

Ainda a gozar o fascínio da capital francesa, Vitinha referiu que “quero agradecer aos capitães e treinadores que votaram. É um orgulho receber este prémio que irá certamente ficar para a minha vida inteira. Resta-me também agradecer, pois sem eles não seria possível, a todos os meus colegas de equipa e equipa técnica. Estou muito feliz, muito realizado e agradeço muito por este prémio”.

Guga (Rio Ave) foi o Melhor Jogador da Liga Portugal SABSEG. Aos 24 anos de idade, o médio que representou pela segunda temporada consecutiva o conjunto rioavista, já tinha sido eleito para o 11 do Ano e junta, assim, o prémio de melhor jogador da prova.

Guga foi essencial para a conquista do título pelos comandados por Luís Freire, com quatro assistências, dois golos marcados e ainda cinco distinções como Homem do Jogo Liga Portugal SABSEG e fez questão de agradecer a toda a estrutura vilacondense.

Guja salientou que “desde já quero agradecer às pessoas que votaram, mas acima de tudo ao Clube, Presidente e Treinador, que me deram muita confiança. Esta foi uma época dura, com muitos jogos, mas, acima de tudo, com o objectivo cumprido”.

A Liga Portugal SABSEG é uma competição destinada à promoção de jovens jogadores, pelo que não foi tarefa fácil eleger o Jovem Jogador do Ano da Liga Portugal SABSEG.

A distinção foi entregue a Henrique Araújo, avançado que representou o Benfica B, e que agradeceu às águias. A boa performance valeu-lhe a promoção ao plantel principal das águias e ao principal escalão do Futebol Português.

Com apenas 20 anos, Henrique Araújo foi o terceiro melhor marcador da competição, com um registo de 14 golos marcados nos 26 jogos realizados na prova.

O vencedor do Prémio Prestígio Liga Portugal foi Tiago Craveiro. O actual Administrador da UEFA conta com um percurso profissional de alto nível e absolutamente marcante no futebol português. Enquanto Director-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, Tiago Craveiro foi um dos grandes responsáveis pelas duas finais de UEFA Champions League que se realizaram em Portugal, assim como da UEFA Nations League, além de inúmeros projectos que impulsionaram o Futebol nacional.

Tiago Craveiro salientou que “é com profunda honra que recebo das mãos dos clubes profissionais e da Direcção da Liga Portugal este Prémio Prestígio, no ano em que me despedi do futebol português, abraçando outro desafio”, tendo também garantido que “é uma honra que pretendo guardar para o resto da vida e que tanto me orgulha”.

Sérgio Conceição, treinador do F. C. Porto, foi o vencedor do Prémio Vítor Oliveira – Melhor Treinador da Liga Portugal bwin, numa votação efectuada pelos treinadores e capitães das 18 equipas participantes na competição.

Foi uma época recheada de conquistas para o conjunto azul e branco, na qual quebrou o recorde de pontos na prova, assim como o de jogos consecutivos sem derrotas no principal escalão do Futebol Profissional.

Sérgio Conceição começou por “cumprimentar todos os meus colegas que fizeram parte deste campeonato e que mensalmente foram, também distinguidos. É um trabalho de 60 pessoas diariamente no Olival”.

Relembrando um jogo de forma especial, no Estoril, no qual o F. C. Porto estava a perder por duas bolas a zero ao intervalo, Sérgio Conceição afirmou que “foi um momento muito importante e que permitiu, juntamente com muito trabalho, a equipa continuar a vencer de forma consistente e convincente”, tendo garantindo que “ganhar dá sempre prazer” num campeonato “cada vez mais apetrechado” de qualidade nas equipas e equipas técnicas.

A Fundação Benfica foi o vencedor do Prémio Mérito, atribuído pela Fundação Liga Portugal e também pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, relativo à temporada 2021-22.

Há 13 anos a realizar um trabalho com grande enfoque na intervenção social, no combate ao absentismo e abandono escolar, de envelhecimento activo e de inclusão social, a Fundação Benfica desenvolve projectos que impactam aproximadamente 4.600 alunos de 11 cidades, 32 bairros e 17 escolas, como é o caso do “Para Ti Se Não Faltares” ou da “Educação Para Valores” com 121 000 alunos de 393 Escolas do Ensino Básico.

Na época 2021-22, destaque ainda para a iniciativa “Juntos pela Ucrânia”, através da realização de acções de apoio ao povo ucraniano, que se encontra em situação de escassez de bens de primeira necessidade, prestando apoio a mais de 27.500 beneficiários de todas as idades.

Simão Sabrosa, representante da Fundação Benfica que recebeu este prémio, agradeceu a distinção e fez questão ainda de dar os parabéns à Fundação Benfica que “já ajudou mais de 50 mil pessoas, 27 mil das quais em Portugal”.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.