Sábado 18 de Maio de 2024

Mais uma medalha na Ginástica (Acrobática) nos Jogos Mundiais

COP-JogosMundiais-17-07-2022

COP

Depois da medalha de ontem, a Ginástica Acrobática voltou à competição com o objectivo de repetir o feito e somar mais uma classificação forte ao seu palmarés.

O grupo feminino composto por Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Beatriz Carneiro mostrou, nas qualificações, que vinha para vencer e dominou a classificação passando à final na 1ª posição com um total de 58,200 pontos – 29,470 em equilíbrio e 28,730 em dinâmico. “Fizemos esquemas limpinhos e conseguimos chegar às finais em primeiro lugar, o que não pensávamos que era possível”, referiu Bárbara Sequeira após a entrega de medalhas.

Na final, a concorrência apresentou-se ao mais alto nível, e exigiu o melhor das três ginastas portuguesas que estiveram à altura, pontuando 29,150, atrás da dupla belga (29,970) e à frente da Ucrânia (28,600). “É uma medalha especial para nós porque é uma recompensa de todo o trabalho e de toda a dedicação posta nos treinos”, concluiu Beatriz Carneiro com a prata ao peito.

A espreitar o pódio ficou o par masculino de Bruno Ramalho e Fábio Beco. O primeiro objectivo com que se apresentaram nos Jogos Mundiais foi cumprido, com a passagem à final depois de dois exercícios nas qualificações, onde somaram 55.050 – 27.930 em equilíbrio e 27.120 em dinâmico.

A dupla apresentou-se na final para chegar às medalhas e pouco faltou. O exercício combinado foi pontuado com 28,050, correspondente ao 4º lugar. Venceu a Ucrânia (28,940), seguida dos Estados Unidos (28,750) e do Cazaquistão (28,520).

Mauro Policarpo, treinador do par, estava orgulhoso dos seus ginastas: “O objectivo era este, atingir a final, e foi conseguido. Na final deram o máximo, mas há que salientar o empenho dos atletas que mostraram a raça dos portugueses. O ambiente dos Jogos foi maravilhoso!”

Matilde Girão também marcou presença na final de Tumbling feminino, depois de duas séries na qualificação que a colocaram no 8º lugar, com um total de 41,700 (21,100 + 20,600). Na final, onde os ginastas apenas realizam uma série, pontuou 21,000 tendo conseguido melhorar uma posição em relação à qualificação. A francesa Candy Briere-Vetillard venceu a competição com 26,300 pontos.

Após o primeiro dia de competição, a dupla portuguesa composta por Ana e Pedro Walgode lidera a prova de pares de Patinagem Artística nos Jogos Mundiais.

Cumpriu-se o programa de style dance, com o par português a pontuar 55.22, à frente da dupla italiana (54.18) colombiana (46.30). No dia seguinte vão encarar a prova de free dance “sem pressão”.

Na vertente de solo, Diogo Craveiro competiu no programa curto, conseguindo a pontuação de 58.13 o que lhe vale, no final do primeiro dia, o 5º lugar da geral. Lidera o espanhol Pau Domec com 89.99.

Depois da isenção nos quartos-de-final, Diogo Calado estreou-se na competição de Muaythai, 81kg, frente ao mexicano Miguel Padilla e sabia que uma vitória garantia uma vaga na final e consequentemente uma medalha.

A primeira ronda ainda deu vantagem ao mexicano, mas no segundo e terceiro rounds o português superiorizou-se e segurou o seu lugar entre os melhores, tendo vencido por 28-29. “Foi um combate importante para mim e que me mostrou que muitas vezes a minha treinadora acredita mais nas minhas capacidades que eu mesmo”, referiu no final da prova. Na final, vai encontrar o atleta da casa, o americano Aaron Ortiz, em que se saberá se conquista a medalha de ouro ou de prata. “Vou divertir-me ao máximo em cima daquele ringue”.

portugal vs taipae

WG2022

A equipa nacional de Corfebol não conseguiu progredir para o jogo decisivo do 5º e 6º lugar da competição, ao perder, por apenas um ponto, frente à China – 16-17.

Os chineses superiorizaram-se no início da partida, chegando ao intervalo a vencer por 6-11. Na segunda parte, os portuguese galvanizaram e tentaram eliminar a vantagem do adversário, chegando ao final do terceiro período com uma desvantagem de três golos. No entanto, os quatro pontos marcados no último período, contra apenas dois do adversário, não foram suficientes para Portugal avançar na competição e discutir o 5º lugar do torneio.

O balanço final da participação foi feito pelo seleccionador Rui Malcata: “A selecção representou dignamente o país, demos tudo, até ao fim, contra os melhores do mundo”.

 

Este domingo, cumpre-se o último dia de competição com a Patinagem Artística nos exercícios decisivos e a competição de duplo mini-trampolim feminino e tumbling masculino; o Muaythai atribui as medalhas.

Portugal conquistou, até ao momento, três medalhas: prata em pares femininos de Ginástica Acrobática; prata em grupos femininos de Ginástica Acrobática e bronze na distância curta de Canoagem de Maratona.

Virtualmente está assegurada uma medalha em Muaythai, 81kg (final – 1º/2º lugar).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.