Sábado 20 de Abril de 2024

Missão portuguesa está a caminho para o Festival Olímpico da Juventude Europeia Banská Bystrica 2022

COP-FOJE-22-07-2022

COP

Sessenta e três atletas, entre os 14 e os 18 anos, de oito modalidades – Andebol, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Judo, Natação e Ténis – que constituem a Equipa Portugal participante no FOJE de Verão, estão a caminho da cidade eslovaca de Banská Bystrica, onde terá lugar este evento.

Entre domingo e o dia 30 deste mês de Julho, Portugal está inserido no grupo composto por cerca de 2.500 atletas, de 48 países, a competir em dez disciplinas desportivas, com uma futura participação em Jogos Olímpicos no horizonte.

Catarina Monteiro será a chefe da Missão de Portugal e lembrou, na apresentação, o exemplo de atletas que começaram por participar no FOJE e chegaram aos Jogos Olímpicos, alguns com subidas ao pódio nas duas competições, como foram os casos de Sérgio Paulinho (Ciclismo), em Bath 1995 e Atenas 2004, Nelson Évora, em Murcia 2001 e Pequim 2008, e Fernando Pimenta, em Lignano Sabbiadoro 2005 e depois em Londres 2012 e Tóquio 2020.

“Uma experiência que nunca esquecerão”, disse Catarina Monteiro, tendo acrescentado que “vão ter oportunidade de lutar pelos vossos sonhos, pelos vossos objectivos. Esta é a oportunidade para ultrapassarem desafios e obstáculos, para ganharem mais resiliência, disciplina. Vão ganhar amigos para a vida toda mas, acima de tudo, vão sentir um grande orgulho em representar Portugal. Não se esqueçam de uma coisa: somos todos Equipa Portugal!”

Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, que participou no FOJE Paris 2003, onde ganhou uma medalha de bronze na competição de Natação, lembrou uma experiência que guardou para sempre. “Tinha 13 anos e relembro esse momento com enorme carinho. Lembro-me bem da sensação de ir à descoberta. Trouxe para Portugal uma das medalhas que mais significado teve para mim e que guardei na cabeceira da minha cama, em casa dos meus pais, durante toda a carreira.”

José Manuel Constantino, presidente do COP, na sua intervenção, dirigiu uma saudação especial ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, que pela primeira vez visitou a sede do COP. E depois dirigiu-se aos atletas, desejando que “as competições vos corram bem, que cada um sinta que deu o máximo, que se conseguiu superar e se reveja nos resultados alcançados. Se os resultados se traduzirem em posições de destaque, melhor ainda. Mas o objectivo fundamental é que adquiram experiência, contacto internacional e que com isso ganhem vontade de continuar, de irem mais além, de serem ainda melhores. E venham animados do espírito que deve animar qualquer participação olímpica, que é superarmo-nos, chegar mais longe, ser mais rápido ou saltar mais alto.”

O presidente do COP sublinhou, depois, a importância da presença no FOJE para além da competição desportiva. “Há um compromisso que temos de estabelecer convosco, vocês vão representar Portugal, isto é algo que vos deve orgulhar profundamente, mas isto tem, por outro lado, uma enorme responsabilidade. As coisas podem não correr bem do ponto de vista desportivo, mas do ponto de vista do comportamento social têm mesmo de correr bem. Aí não podemos falhar, temos de estar à altura da responsabilidade que é representar Portugal.”

João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto, também centrou o seu discurso nos jovens atletas que, este sábado, partem para Banská Bystrica, na Eslováquia, afirmando que “este evento é uma grande oportunidade e que irá enriquecer cada um de vocês. Peço-vos que levem o vosso melhor. Quer a vossa capacidade competitiva, quer o comportamento social e, acima de tudo, levem os valores do Desporto, que são uma força social que ultrapassa os muros que se erguem pelo mundo fora. Peço-vos que continuem a dar o vosso melhor. Não precisamos unicamente de medalhas. Para além delas, importante é o exemplo que vão dar”.

Na apresentação da Missão esteve presente Ivana Belcakova, encarregada de negócios da Embaixada da Eslováquia em Portugal.

A Equipa Portugal faz-se representar no FOJE desde 1991 e conquistou 41 medalhas em 15 edições.

A cerimónia de abertura está marcada para domingo (19h30) e as competições iniciam-se na segunda-feira, dia 25 de Julho.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.