O último dia do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) trouxe mais uma medalha para a Equipa Portugal, desta vez o bronze no torneio masculino de Andebol.
Atletismo e Judo também competiram na manhã deste sábado, antes da Cerimónia de Encerramento.
ANDEBOL
No jogo decisivo, que atribuía a medalha de bronze, a equipa portuguesa não falhou e venceu a Croácia por 28-24 garantindo o 3.º lugar do torneio. O melhor marcador nacional neste jogo foi João Magalhães com quatro golos.
Os portugueses estiveram ainda envolvidos no jogo da final do torneio, através da equipa de arbitragem nomeada para a partida que foi ganha pela equipa da Alemanha; em 2.º lugar ficou a Dinamarca.
ATLETISMO
O Atletismo fechou a sua participação com o 5.º lugar de Lara Costa na final dos 3000 metros e o tempo de 9.54.72.
Stela Fernandes foi 7.ª classificada nos 1500 metros com 4:30.47 enquanto que Tiago Machado terminou os 2000 metros obstáculos em 6:06.13, correspondente ao 8.º lugar.
JUDO
A competição de equipas mistas encerrou o Judo, com Portugal a encontrar na ronda inaugural a equipa da Alemanha, saldando-se em derrotas lusas todos os combates. Gonçalo Lourenço (-66kg) foi vencido por Krystian Liwocha. Mariana Simões em -63kg perdeu para Nele Noack. Francisco Pereira (-81kg) foi derrotado por Joseph Lehniger. Na categoria de +63kg Portugal não apresentou nenhuma judoca, pelo que o quarto ponto foi atribuído automaticamente à Alemanha.
Portugal concluiu o FOJE com cinco medalhas, uma de prata e quatro de bronze: prata de Tatiana Pereira no triplo salto; bronze de Bubacar Embaló Junior no salto em altura, bronze de Fábia Conceição nos -78kg de Judo, bronze de Nuno Cordeiro nos 800 metros e bronze para a equipa de Andebol. Desde Lignano Sabbiadoro em 2005 que Portugal não conquistava tantas medalhas numa só edição, fazendo desta a participação com mais subidas ao pódio para Portugal em 15 anos.
Para terminar o evento, a chuva obrigou à mudança da Cerimónia de Encerramento do FOJE, para o interior do pavilhão e assim foi uma uma delegação portuguesa mais reduzida a participar com Tatiana Pereira a porta-estandarte da Equipa Portugal.