Segunda-feira 05 de Dezembro de 3560

Europeus de Munique’22 com Portugal a bater recorde de presenças

Atl-EuropeuMunique-Logo-03-08-2022Por nota informativa, a Federação Portuguesa de Atletismo convocou, esta quarta-feira, 43 atletas para representar Portugal nos Campeonatos Europeus de Atletismo, que se disputam em Munique (Alemanha), de 15 a 21 de Agosto corrente.

Para além desse marco histórico de ser a maior delegação de sempre, a seleção integra, pela primeira vez em masculinos, um saltador em altura (Gerson Baldé), um lançador de dardo (Leandro Ramos) e uma estafeta de 4×400 metros.

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Atletismo confirmou a presença de 43 atletas nos Europeus, a maior delegação de sempre, que integra, pela primeira, um saltador em altura (Gerson Baldé), um lançador de dardo (Leandro Ramos) e uma estafeta de 4×400 metros.

Além de Pichardo, campeão olímpico em Tóquio2020 e mundial em Eugene2022, destacam-se na seleção portuguesa Patrícia Mamona, medalha de prata no triplo em Tóquio2020, João Vieira, quarto nos 50 km marcha dos últimos Jogos Olímpicos, e Auriol Dongmo, quarta em Tóquio2020.

João Vieira, com a sétima presença, vai tornar-se no atleta luso com mais participações Europeus, enquanto Inês Henriques, Sara Moreira e Patrícia Mamona vão chegar à sexta presença, o mesmo número que tem Fernanda Ribeiro.

Portugal conquistou 36 medalhas em Campeonatos da Europa de atletismo, 15 delas de ouro, 13 de prata e oito de bronze.

Rosa Mota subiu ao lugar mais alto do pódio na maratona em Atenas1982, Estugarda1986 e Split1990, enquanto na maratona de Helsínquia1994 e de Budapeste1998 a vencedora foi Manuela Machado.

Já Fernanda Ribeiro foi ouro nos 10.000 metros Helsínquia1994, distância em que António Pinto venceu em Budapeste1998 e Dulce Félix triunfou em Helsínquia2012.

Na velocidade, Francis Obikwelu venceu os 100 metros em Munique2002 e Gotemburgo2006, local onde também venceu os 200 metros.

Mais recentemente, Patrícia Mamona ganhou o triplo e Sara Moreira a meia-maratona em Amesterdão2016, enquanto Nélson Évora, no triplo, e Inês Henriques, nos 50 km marcha, venceram em Berlim2018.

Assim, Portugal vai apresentar na Alemanha três atletas que já subiram ao lugar mais alto do pódio em Europeus: Patrícia Mamona, Inês Henriques e Sara Moreira.

Depois de Berlim2018, os Europeus voltam a disputar-se na Alemanha, uma vez que a edição de 2020, prevista para Paris, ter sido cancelada devido à pandemia de covid-19.

Os atletas convocados foram os seguintes:

Masculinos

– 100 metros: Carlos Nascimento;

– 110 metros barreiras: Abdel Larrinaga e João Vitor Oliveira;

– 400 metros: João Coelho;

– 4×400 metros: Ericsson Tavares, Mauro Pereira, Ricardo Dos Santos;

– 1.500 metros: Isaac Nader;

– 3.000 metros obstáculos: Etson Barros, Miguel Borges e Simão Bastos;

– 10.000 metros: Samuel Barata;

– Maratona: Hermano Ferreira, Luís Saraiva, Fábio Oliveira (selecionado para a Taça da Europa de Maratona) e Rui Pinto (selecionado para a Taça da Europa de Maratona);

– Lançamento do dardo: Leandro Ramos;

– Lançamento do peso: Tsanko Arnaudov;

– Salto em altura: Gerson Baldé;

– Triplo salto: Pedro Pablo Pichardo e Tiago Pereira;

– 20 km marcha: Hélder Santos, João Vieira e Paulo Martins;

– 35 km marcha: João Vieira;

Femininos

– 100 metros: Lorene Bazolo;

– 100 metros barreiras: Olímpia Barbosa;

– 200 metros: Lorene Bazolo;

– 400 metros: Cátia Azevedo;

– 400 metros barreiras: Vera Barbosa;

– 1.500 metros: Marta Pen Freitas;

– Maratona: Sara Moreira, Solange Jesus e Susana Cunha;

– Lançamento do disco: Irina Rodrigues e Liliana Cá;

– Lançamento do peso: Auriol Dongmo e Jessica Inchude;

– Salto em comprimento: Evelise Veiga;

– Triplo salto: Patrícia Mamona;

– 20 km marcha: Ana Cabecinha, Carolina Costa e Joana Pontes;

– 35 km marcha: Inês Henriques e Vitória Oliveira.

Notas: ** Os Atletas Fábio Oliveira e Rui Pinto, estão selecionados para a Taça da Europa de Maratona

O enquadramento da equipa será feito por Jorge Vieira (Chefe de Delegação), Fernando Tavares (Líder da Equipa), José Santos (Responsável Técnico), Rui Silva (Oficial da Equipa), António Nogueira da Costa, António Sousa, Cátia Ferreira, Carlos Silva, Carlos Tribuna, João Ganço, Jorge Miguel, Jorge Pichardo, José Uva, Luís Herédio, Paulo Murta, Paulo Reis, Rui Norte, Vera Santos e Victor Zabumba (Treinadores), Nuno Barbosa (Médico), Ricardo Paulino, Inês Dias e António Vieira (Apoio Fisioterapêutico) e António Fernandes (Ligação à Comunicação Social).

 

© 3561 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.