Quarta-feira 19 de Abril de 5567

Associações de Atletas e Treinadores de Atletismo descontentes com a Federação Portuguesa de Atletismo quanto ao Europeu de Munique

Associação de Atletas de Alta Competição de Atletismo

DR

A Associação de Atletas de Alta Competição de Atletismo (AAACA) e a Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal (ATAP) deram a conhecer, esta terça-feira, não reconhecer a decisão tomada pela Federação da modalidade quanto à exclusão dos marchadores Sandra Silva e Rui Coelho dos Europeus.

Tendo estado presentes no recente mundial (Eugene, EUA) que teve lugar há duas semanas, considerando que as regras terão sido mais restritivas do que para o Europeu de Munique, a Federação entendeu não integrar os marchadores Sandra Silva e Rui Coelho na comitiva divulgada a semana passada, que faziam formavam o lote dos que cumpriam as regras definidas pela Associação Europeia da modalidade (European Athletics).

No comunicado emitido, as duas Associações manifestaram a “preocupação que nestas decisões não seja equacionado o esforço, o mérito e a resiliência que premeia os capazes para estarem entre os elegíveis para este Europeu”, evento que decorrerá a partir do dia 15 deste mês (segunda-feira próxima) e até 21, em Munique (Alemanha).

“Se os atletas cumprem todas as exigências desportivas e, salvo informação de ordem médica em contrário, estes devem ser incluídos. Admitimos ainda que uma participação nestes eventos possa não se concretizar, mas sempre tendo em conta a opinião do atleta e do respetivo treinador e sempre com o foco na procura do melhor para o futuro do atleta na modalidade”, salientaram.

Frisaram ainda que “ter a maior comitiva de sempre num Campeonato Europeu não deve ser sinónimo de ‘esforço extraordinário’ da FPA (Federação Portuguesa de Atletismo), mas sim de ‘grande orgulho, compromisso e competência’ para que mais atletas portugueses levem as cores lusas aos maiores palcos desportivos”.

“Com a exponencial exigência dos critérios internacionais, é de louvar os atletas que conseguem obter tais qualificações e é de direito a sua presença”, consideraram ainda.

Por seu lado, os dois atletas, nas redes sociais e logo que tiveram conhecimento da situação, mostraram pesarosos pela decisão tomada pela FPA, tendo Rui Coelho sido o mais explícito ao escrever que “é com profunda tristeza, revolta e sem justificações para vos dar que comunico que, por exclusiva decisão da Federação Portuguesa de Atletismo, não estou convocado para o Campeonato da Europa de Atletismo, a decorrer em Munique este mês, embora esteja apurado e a cumprir todos os requisitos definidos para tal. E isto sem que nenhum esclarecimento chegasse a mim, ao meu treinador ou ao meu clube, não vos conseguindo infelizmente transmitir mais informações”, referiu Rui Coelho.

Sabendo-se que a partida para Munique terá lugar ainda esta semana e que o prazo de inscrição finalizou na véspera ou no próprio dia da divulgação dos seleccionados, parece impossível demover os dirigentes da European Athletics para poderem considerar mais dois atletas, se a FPA recuar em relação à decisão tomada.

Recorde-se que a comitiva anunciada pela Federação de Atletismo é formada por 43 atletas, num total de 66 pessoas (com dirigentes, técnicos e pessoal médico), o maior número de sempre numa competição deste nível, o que talvez devesse merecer um tratamento mais agregador, realçando-se o facto de a Federação estar a cumprir o Centenário da sua criação.

© 5567 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.